Uma casa onde a iluminação, a ventilação e os moradores circulam livres. Sem paredes como obstáculos para a interação e a integração com a natureza. Essa é a ideia da Casa Bélgica, trazer o verde a todos os espaços, em projeto assinado pelo escritório AMZ Arquitetos, dos sócios Adriana Zampieri e Pablo Alvarenga, em São Paulo.
A casa tem o programa dividido em 3 blocos (serviço, área íntima e lazer), empilhados de modo a criar uma área social liberada de paredes e totalmente em contato e passagem livre ao jardim, de onde se tem a percepção de toda a dimensão do terreno.
Projeto perfeito para uma residência localizada em um bairro residencial e arborizado da maior cidade da América Latina. O bloco de serviços é separado do estar e piscina por painéis de correr translúcidos, de modo que seus ambientes (copa, cozinha e churrasqueira) sejam integrados à área social quando desejado.
Integração
No mesmo bloco apoia-se a área dos dormitórios, delimitada por painéis ora deslizantes ora de abrir e fabricados em madeira pinus. Esse detalhe proporciona maior integração da sala íntima com o telhado verde do bloco de serviço abaixo.
No último pavimento o bloco de lazer avança em balanço em direção ao jardim e aproveita a luz e a vista arborizada do bairro. À noite o jogo da translucidez dos painéis tem efeito inverso, com a luz passando pelos brises e iluminando o jardim. Puro desfrute de conforto, praticidade, aconchego, beleza e bem estar, num conjunto de blocos inteligentes em 1075 m².
Puro desfrute de conforto, praticidade, aconchego, beleza e bem estar, num conjunto de blocos inteligentes em 1075 m².
AMZ Arquitetos
www.amzarquitetos.com