A CASACOR Pernambuco 2023, mostra de design de interiores, arquitetura e paisagismo, começa nesta sexta-feira(22) e poderá ser visitada até 5 de novembro. A mostra acontece novamente no Edf. Chanteclair, no Bairro do Recife.
Participam desta edição 26 escritórios da arquitetura e do design. A mostra vai ocupar o térreo e o mezanino do Chanteclair, com ambientes entre quartos, salas, cozinhas, lofts e estúdios, além de operações de restaurante, bar, café, livraria, galeria de arte popular e contemporânea.
Por lá também haverá uma loja exclusiva com colabs que promoverão trabalhos sociais, além das peças de cerâmica criadas exclusivamente para a loja e os guardanapos de linho também feitos para a ocasião.
O tema deste ano da mostra é “Corpo e Morada” – um entendimento de casa como uma extensão do corpo. “Quem for visitar a CASACOR deste ano vai perceber essa relação do ser humano com seu corpo e sua casa, como ambos se cruzam e se complementam”, descreve Gabriela Coutinho, uma das diretoras da mostra.
Esse ano, faremos uma cobertura bem especial da mostra e para isso contamos com o apoio dos parceiros Adroaldo Tapetes e Carpetes do Mundo, Daluz Iluminação e Vivix Vidros Planos que estão juntos conosco nessa cobertura da 36ª edição da CASACOR Pernambuco para levar até você o melhor da arquitetura, decoração, arte e paisagismo. Agora, confira abaixo mais detalhes sobre o que você vai encontrar por lá.
O que você encontrará neste post:
Confira todos os detalhes da mostra
Casa Lírica-O espaço é uma homenagem a Carlos Augusto Lira, uma expressão de respeito e admiração por esse mestre. A arquiteta Ana Cristina Cunha mostrará um diálogo entre o tempo e o espaço, mostrando memórias afetivas. A escolha das peças e objetos de coleção é uma reverência à sua paixão pelo belo, enquanto a seleção de mobiliário contemporâneo cria um espaço moderno e atemporal.
No Abraço- Adentrar o espaço é como ser envolvido por um abraço caloroso e convidativo, onde os conceitos de conforto, aconchego, paz e tranquilidade ganham vida sob a visão de Ana Moura e Ana Higino. O ambiente é um convite para desacelerar e imergir em nosso próprio ser. Um ambiente projetado para estimular a conexão por meio de jogos, leitura e momentos de relaxamento.
Casa Coral- Um projeto que define uma casa ou um apartamento com bastante personalidade nas suas formas e cores, valorizando a vista para o rio e as pontes do Recife. Uma planta fluida com espaços bem definidos. Um grande living criado pelo arquiteto André Carício com a paleta em tons de verde faz uma conexão com o grande sofá em L na mesma cor. Um projeto com inspiração em “apartamentos parisienses”.
Soul SPA Deca -Relaxamento, funcionalidade e bem-estar definem o espaço das arquitetas Bruna Lobo, Danielle Paes Barreto e Soraya Carneiro Leão, da Arqmulti. O ambiente inclui um espelho d’água e camas de massagem. Revestimentos naturais em tons claros prevalecem, destacando o verde das plantas e peças da Deca.
Praça Recentro- Verde em Poesia– O espaço público é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Recife e executado pela Atmosphera.
Juntos- Um espaço criado pela Cadu Arquitetura. Um espaço em madeira natural ripada, piso em pedra natural bruta na cor chumbo contrastando com a cor azul. Móveis soltos de designers brasileiros. Por lá uma iluminação pontual, destacando as obras de Montez Magno.
Encontros- O projeto para a cozinha principal da arquiteta Dani Pessoa busca certo minimalismo arquitetônico e mescla sua aura escultural com o paisagismo marcante. O integrado redefine tradicionais conceitos, comunicando a linguagem do espaço. Um sistema de mobiliário inteligente, tecnológico e multifuncional que proporciona uma interligação fluida entre os espaços.
Sala Burle Marx- A sala de entrada da Casa Cor Pernambuco foi criada pelo arquiteto Diogo Viana e vivencia a obra do arquiteto paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx. Viana desenha o mobiliário da sala , em pedra quartzito Pantanal levigado, e também os cavaletes de vidro modernistas, tudo envolto a uma iluminação cênica e pontual, para as peças expostas na CASACOR Pernambuco.
Terraço Chanteclair Copergás– Projetado pela Dubeux Vasconcelos leva o visitante a enxergar a arquitetura através de formas puras e simples, realçadas pelas cores, texturas e iluminação. São dois pavimentos, ligados por uma escada-túnel. O térreo tem ambiência mais intimista, cores quentes e luminárias desenhadas para o espaço. Já o mezanino tem clima mais arejado, graças à presença de grandes plantas e um pé-direito quádruplo.
Casacor Design- Criado pela Duna Arquitetura , o espaço teve como partido as estampas exclusivas criadas por Jade Marangolo e Derlon. O layout orgânico da mesa central, junto com a atmosfera aconchegante, é um convite para os visitantes explorarem os vários produtos.
Cozinha Fragmentos – A arquiteta Maiza Neri da Ême Arquitetura celebra a evolução do escritório assinando a Cozinha com Jantar. O ambiente nasce da inspiração advinda de um granito, composto por diferentes partículas, a sintonia entre a percepção a partir da pedra e as vivências profissionais da arquiteta traduzem o conceito de fragmentação que também conversam com o espaço que recebe a cozinha, o histórico Edifício Chanteclair, uma edificação que se caracteriza pelas marcas do tempo, consequências de sua história.
Iluminação Chanteclair – Esse ano será iluminado todo o Chanteclair, Todo o projeto, realizado pelo Estúdio Carlos Fortes em parceria com a Lightsource, foi pensado respeitando e celebrando sua memória.
Estação da Alma – Projetada pela Etla Arquitetura, o espaço vem carregado de história, arte, tradição e uma linda homenagem ao mestre Chicão, médico Pernambucano e imortal da APL. O ambiente traz elementos naturais e tons neutros. Na arquitetura, valorizamos a história do prédio, deixando uma das paredes em seu estado original. O ambiente conta com uma estante personalizada em pedra natural, fugindo das tradicionais em madeira, um sofá orgânico e duas poltronas de design para acolher os convidados.
Living Alma- Cheio de texturas, capas e cores, o ambiente projetado pela FV Arquitetos expressa quão rica, diversa e acolhedora pode ser nossa dimensão mais íntima. Um relicário de memórias e afetos materializado nos elementos armazenados na estante, nas paredes com cortinas translúcidas, no piso com diferentes densidades e na presença do calor da lareira.
5 Elementos Galeria -A água nutre a madeira, a madeira abastece o fogo, as cinzas alimentam a terra, terra contém metal e este metal gera água através da condensação ao resfriar o vapor. Esses elementos que formam um ciclo. O círculo traduz essa relação e por isso foi escolhido como palco para as inúmeras obras de arte popular que fazem morada nesta galeria do SEBRAE e ADEPE, criada pela arquiteta Juliana da Mata onde os sentidos se conectam e a ancestralidade se faz presente.
Espaço Marrom-O espaço projetado por Lucio Moura Arquitetos foi concebido em uma perspectiva de coleção de arte e antiguidade envolvidos em uma iluminação pontual e focada em peças que vão do século XVIII, passando pelo art decó e século XX, finalizando com arte contemporânea e também arte popular.
Living Gameleira-O ambiente parte de uma base neutra para enaltecer a construção original do prédio. O espaço realça o que é fundamental no ambiente: os habitantes e sua história de vida. O mobiliário e objetos são uma extensão dos seus moradores. As obras de arte de artistas pernambucanos preenchem os vazios e dão cor e alma ao espaço criado por Luiza Nogueira.
Vivaz Bar Vivix -Desvendar o VIVAZ BAR é mergulhar na harmonia entre o corpo e a morada, o escritório VITRU arquitetos propõe um encontro que seja mais que arquitetura, é a própria vida pulsando, é descobrir que a morada é o espelho de nossas histórias. O VIVAZ é um espaço de vivências que pulsam em sintonia com os sentidos, a fusão entre o íntimo e o compartilhado. A vida acontece aqui.
L’or de Chanteclair- A joalheria L’or de Chanteclair, traduzida como “O ouro do Chanteclair”, celebra o corpo arquitetônico do emblemático prédio e sua alma cheia de história, abrigando as peças da designer de jóias Lúcia Lima. Os detalhes em cor de ouro que coroam o espaço trazem o desejo de retratar o próprio ambiente enquanto jóia preciosa, valorizando sua história contada na icônica estrutura exposta e trazendo revestimentos nobres como o mármore e a madeira para harmonizar todo o conjunto. Projeto da Marabuco Arquitetos.
Salão Clarice Lispector – Uma sala de convivência dedicada a escritora que chegou ao Recife, fugindo da perseguição aos judeus na Ucrânia. O ambiente traz referências de sua casa na cidade, de sua personalidade sarcástica e sua admiração pelas formas ovais. O ambiente foi criado por Marylia Nogueira.
Bureau de Artes – A galeria contemporânea criada pela Módulo Quatro Arq + Design celebra a arte utilitária do mestre e as peças de múltiplos e séries da Número Galeria. O projeto promove o encontro entre o moderno e o ancestral, resgatando o senso de pertencimento de nossas memórias.
Gustavo Eyewear –O ambiente assinado pela arquiteta Maria Celina Ferreira da Nuit Arquitetura traz uma atmosfera fluida e contemporânea para a loja de óculos Gus Eyewear. Apostando em paredes curvas, tons claros e texturas, o espaço acomoda com leveza, em sua marcenaria curvilínea, as coloridas peças feitas à mão. O mobiliário solto compõe o ambiente com cadeiras em tons sóbrios, como a madeira e couro, mesclando com as cores marcantes da mesa e poltrona, promovendo um contraste agradável e aconchegante.
Íntimo Refúgio- O trabalho das arquitetas Luísa Duarte e Maria Fernanda Didier da Plier Arquitetura tem como protagonistas dois grandes arcos remanescentes da estrutura original do edifício. Chanteclair, que ecoam pelo ambiente através do destaque dado às formas curvas e orgânicas.
Café Borsoi- O desafio da PMZ Arquitetura no ambiente do Café Borsoi foi transmitir o conceito arrojado da marca de forma inovadora.A memória histórica do Chanteclair e a relação do novo com o antigo vem através das paredes em tijolo aparente, janelas e portas originais; com presença da arte dos quadros do artista plástico Rinaldo Silva.
Loft-Itálica Casa- Jader Almeida será destaque no ambiente projetado pelo arquiteto Romero Duarte. Por lá, será possível visualizar uma linguagem gestual e concreta desse arquiteto e designer brasileiro.
Suíte Nua – Criada por Tarcísio Dantas, a Suíte explora o íntimo de forma poética, deixando em evidência os movimentos das paredes, móveis soltos e o toque dos tecidos. O contemporâneo aliado às raízes culturais, o minimalismo combinado ao tradicional. Cores quentes e materiais aconchegantes criam um quarto que celebra o afeto e as lembranças.
Sobre os ingressos para a CASACOR Pernambuco
A CASACOR dispõe da opção de ingresso social – R$60 + Kg de alimento e meia-entrada, R$40 para estudante, idoso, professor, pessoa com deficiência, autista e doador de sangue e medula óssea.
Os ingressos estão disponíveis no site: https://appcasacor.com.br/events/pernambuco-2023/tickets
Serviço:
36ª CASACOR Pernambuco
De: 22 de setembro a 5 de novembro de 2023
Local: Edf. Chanteclair – Av. Marqueês de Olinda, 286 / Recife Antigo
Horário: de terça a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábados e feriados, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 21h.
Ingressos: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia para estudante, professor, PCD, pessoas com autismo e com 60 anos ou mais mediante documento). Crianças até 12 anos não pagam. Obrigatória a apresentação de documento comprobatório.