A cada ano os arquitetos fazem da tecnologia um aliado na hora de projetar e mostrar esse ambiente finalizado aos clientes. E a CASACOR é uma oportunidade perfeita para isso. São cortinas feitas com tecnologia de placas solares, ambientes totalmente independentes onde apenas com um controle de voz é possível dominar todo o funcionamento de um espaço. São desdobramentos da vida moderna que fazem da tecnologia um plus na hora de projetar .
Um desses exemplos é a Casa de Vidro, projetada pelo arquiteto Diogo Viana. São 40m² onde as fachadas, paredes e cobertas são de vidro. O material é do fabricante Vivix. Por lá a tecnologia explode em automação, com experiências sensoriais de cor, som e cheiro. No banheiro, que também é de vidro, o arquiteto apostou na tecnologia Smartglass que permite ao usuário optar por um vidro opaco ou transparente na hora de usar.
É também no quintal do casarão da Família Santos, em Casa Forte, no Recife que se localiza a Arena Arbor, uma estrutura tridimensional em formato geodésico, que busca o aproveitamento da luz e ventilação natural (utilizando as cortinas da Arbor), percorrendo o caminho da arquitetura sustentável. O projeto arquitetônico é de Paulo Carvalho, do escritório Selvagem. O ambiente foi inspirado em uma árvore. Por lá tudo é automatizado na iluminação. O profissional também apostou no design paramétrico para projetar a estrutura metálica e pórticos que são feitos em aço corten recortados a laser pela Steel Decor.“É um espaço muito democrático com pensamento coletivo. Procuramos trazer o melhor do mundo e compartilhar. A partir do foco nas experiências que os usuários terão neste local, remetemos ao aspecto lúdico que as árvores trazem na memória das pessoas como palco de brincadeiras, momentos de descanso e a sensação de conforto que proporciona”, explica Paulo. O ambiente vai sediar eventos para o público adulto e infantil durante a mostra.
Luiz Dubeux e João Vasconcelos levaram muita tecnologia ao seu espaço, a sala Off Black. Por lá um robô chamado Alessia recebe comandos de voz para abrir janelas, alterar a luz e o sistema de som do ambiente. O equipamento foi importado da Alemanha pela Arbor. A tecnologia foi aplicada para colaborar com a visão da sala para a área externa do casarão através de um paredão de vidro de 10 metros que reveste as duas paredes do piso ao teto no ambiente.
No Estar Íntino assinado pelos arquitetos Alysson Albuquerque e Rodrigo Malvim, a tecnologia está presente na cortina da Arbor que é motorizada á bateria e pode ser recarregada com energia solar através de placas fotovoltaicas. No quesito iluminação logo no final da tarde o teto do espaço é presenteado com uma sutil iluminação dimerizável com fita de led que revela todos os detalhes dos adornos originais.
Na Sala de Imagem e Som dos arquitetos Katia Carapeba, Sonia Beltrão e Gabriel Beltrão, muita tecnologia envolvida. Com a proposta de ser uma área para receber a família, os profissionais apostaram em local confortável e moderno.Um exemplo disso são as cortinas termoacústicas que são automatizadas. No espaço, a iluminação e o ar-condicionado foram automatizados pela empresa Zafiro. Chama a atenção também a tela gigante( 5,90 x 1,85m de altura) que fica 50cm acima do piso, criando a ideia para o visitante de que ele está inserido na projeção. Nesta tecnologia utilizada de 4k, dois projetores com placas de inteligência unem as duas imagens.
Serviço:
CASACOR PE
Av. 17 de Agosto, 1112, Casa Forte. Recife/PE.