Já pensou em deixar os ambientes da sua casa mais coloridos? Ficou em dúvida sobre possíveis exageros ou erros na combinação das cores? Separamos algumas dicas das arquitetas Bianca Atalla e Fernanda Mendonça, do Oliva Arquitetura para você não errar na criação dos ambientes coloridos . Anote!
“O primeiro passo é entender que as cores nos despertam sensações, conforme é explicado pela psicologia das cores. O caminho é optar por aquelas que fazem sentido com a intenção do morador para com o cômodo, aliado ao gosto pessoal”, explica a arquiteta Fernanda Mendonça.
O que você encontrará neste post:
Confira as dicas para criar ambientes coloridos
Busque inspirações para os ambientes coloridos
A primeira dica das arquitetas é simples: busque referências de décor de interiores em revistas, sites e redes sociais.
“Antes de começar a executar, sempre orientamos nossos clientes a testarem esse mix de cores nos ambientes. Só assim teremos a real dimensão da resposta sensitiva que elas nos trarão. Se logo de cara já provocou o incômodo, o melhor é não insistir e trabalhar outras vertentes”, aconselha Bianca.
“É possível combinar as cores fortes em todos os estilos de decoração”, afirma Bianca. No clássico ou neutro, ela e Fernanda apostam na execução de gradientes da mesma cor – uma forma de não perder a sobriedade e não descaracterizar a atmosfera e a essência desses perfis de décor.
Teste no mobiliário primeiro
Para quem está inseguro, vá com calma. Dessa forma, uma opção mais confortável é optar por móveis ou objetos mais simples para renovar ou pintar.
“É mais tranquilo testar com almofadas, mantas e estofados de cadeiras, por exemplo. Itens pesados, tanto visualmente quanto financeiramente, como armários de cozinha ou sofás muito coloridos, só funcionam de imediato para quem já está muito certo da decisão que tomou”, orienta Fernanda.
Ambientes compostos, em sua maioria, por móveis e elementos de cores claras acabam por transmitir a sensação de amplitude, mas isso não significa que necessariamente sejam premissas para projetos de apartamentos pequenos.
A dosagem das cores nos ambientes
Portanto para dosar o uso de cores e não correr o risco de exagerar, o recomendado é que em dormitórios e ambientes onde a tranquilidade e o relaxamento sejam as percepções almejadas, tons mais claros se façam presentes.
Por outro lado, se a intenção for estimular o cérebro, o vermelho e o laranja são exemplos interessantes para estarem em uma área social. Com o intuito de trazer mais descontração ao ambiente, a dica é mesclar.
Atenção! Aqui no nosso site, você encontra um conteúdo especial sobre o uso das cores e os seus significados. Confira aqui !