Na próxima quinta-feira (5), a Galeria Amparo 60 abre as portas ao lançamento do livro Edifício Recife / Recife Edifice, dos artistas Bárbara Wagner e Benjamim de Burca. Nele os artistas trazem fotos de esculturas presentes em edifícios da capital pernambucana acompanhadas de depoimentos dos porteiros dos prédios sobre as obras de arte.
A ideia de cidade como síntese das artes tomou a forma de lei municipal na capital pernambucana no início dos anos 1960, fazendo obrigatória a instalação de obras de arte tridimensionais na entrada de grandes edificações.
Geralmente posicionadas ao lado das cabines de segurança nos prédios residenciais, essas obras são diariamente observadas e muitas vezes conservadas pelos porteiros.
Bárbara Wagner e Benjamin de Burca fazem um inventário dessas esculturas presentes no cotidiano da capital pernambucana. Mas Edifício Recife não é um compêndio de imagens, dados técnicos e descrições críticas especializadas.
A partir de conversas com porteiros, os artistas reúnem depoimentos sinceros, descrições verdadeiras sobre esses objetos e suas relações com os prédios, a cidade e o entendimento do que é bonito ou feio.
A obra Edifício Recife, um políptico de 22 pranchas contendo três imagens cada uma, foi apresentada pela primeira vez em 2013, no Museu da Arte Moderna de São Paulo. Em 2017, a dupla participou da 5a edição do Skulptur Projekte em Münster, Alemanha, com direção artística de Kasper König, curadoria de Britta Peters e Marianne Wagner. Na ocasião, foi editada a publicação, que tem tiragem de 500 exemplares, sendo 66 acompanhados de uma impressão única, assinada pelos artistas.
Amparo 60 – Lançamento do livro Edifício Recife
Quando: 05 de abril de 2018, 18h
Onde: R. Artur Muniz, 82 – salas 13 e 14 – Boa Viagem, Recife – PE