A dor e a solidão causadas por uma perda pessoal foram os combustíveis para a criação do mais novo trabalho do artista plástico pernambucano Ramsés Marçal. A exposição “ContraPeso” reúne fotografias, desenhos, esculturas, música e vídeos que retratam o vazio e o sofrimento vividos por ele em um período de sua vida logo após a morte do seu pai em 2015. A mostra poderá ser conferida, no Recife, a partir do próximo dia 29 de maio, na Galeria Amparo 60, que inicia o projeto Veraneio, onde exibirá os trabalhos de artistas que não fazem parte do seu casting.
Ramsés Marçal estudou na Florence Academy na Itália e na Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Atua entre artes plásticas e o design. Como artista, participou de diversos grupos de pesquisa e, durante os quinze anos em que morou em São Paulo, manteve um ateliê coletivo de produção onde, junto com Miguel Sanches, criou o projeto ‘Fogo’, voltado para atuar conceitualmente na fronteira entre arte contemporânea e design.
Sobre a nova mostra, o artista explica, “Em 2017, morando um tempo no sertão de Pernambuco, na cidade de Floresta, onde desenvolvia um trabalho, comecei a formatar ContraPeso, em meio a solidão e a embriaguez de um ambiente árido e hostil. Foi quando me aprofundei nas leituras e entrelinhas sobre a vida e a dor. ‘ContraPeso’ começou então a se concretizar e a dialogar com as divergências entre Schopenhauer e Nietzsche acerca da dor e do niilismo”.
Ao todo são sete fotos grandes p&b em papel algodão, dois desenhos, uma escultura e quatro vídeos. Em um dos vídeos, feitos nas palafitas do bairro dos Coelhos, ele está dentro de uma pocilga sentado e vestido com uma máscara de papelão. Tem, sobre o peito, como uma espécie de colar, um coração bovino de um lado e uma pedra do outro. Uma das obras mais emblemáticas da exposição, a escultura ContraPeso, foi feita com suporte de madeira freijó, cabos de pesca misturados com couro na cor café, coração de couro e tecidos na cor café, costurados com linhas pretas de espessuras variadas.
A exposição contou com o incentivo da Dj LalaK, textos de Hilton Lacerda, vídeos de Marcelo Lacerda, fotografias de Chico Barros, trilha sonora original de Bernardo Vieira, divulgação de Lula Portela e produção de Camila Pereira e Germana Valadares.
Serviço:
ContraPeso – Ramsés Marçal.
Abertura 29 de maio de 2018, a partir das 18h.
Visitação de 30 de maio a 23 de junho.
Terça a sexta, das 10h às 19h.
Sábados das 11h às 17h.
Galeria Amparo 60
Rua Artur Muniz, 82. Primeiro andar, salas 13/14.Boa Viagem, Recife – PE.
Telefone: (81) 3033.6060