Em São Paulo, uma família decidiu adquirir o terreno vizinho para ampliar seu jardim, construir espaços de lazer, convivência e abrigar parte da sua coleção de obras de arte. O anexo tem a assinatura do escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados.
O projeto contemplou um pavilhão principal que abriga uma sala multiuso, com espaço para assistir filmes, reunir amigos, obras de arte e uma grande varanda.
Ampliando o espaço
Destaque também para a piscina/raia que ocupa toda a lateral direita da propriedade, indo da frente aos fundos, rente ao muro de divisa. Este elemento exerce uma função também de espelho d’água, servindo de cenário refletindo os volumes ao seu redor.
Um segundo volume aberto, implantado no fundo, contempla uma área com caráter gastronômico.
Na primeira parte do projeto que abriga a varanda, destaque para a cobertura inclinada que expõe para a rua o seu belo teto verde. De uma beleza única esse teto!
Outro destaque fica por conta do espaço desenhado para acomodar a escultura de Maria Martins. Num ponto focal, a escultura teve sua implantação estudada para que fosse vista de diversos ângulos e uma iluminação que valorizasse ainda mais a cena ali criada.
O que norteia o projeto são as obras de arte. As esculturas, quadros e móbiles ajudaram os arquitetos a projetarem espaços que tem uma volumetria distinta, sem ângulos retos.
O uso do concreto aparente foi a escolha para atender as expectativas de uma relação suave com o externo e com a residência existente. No piso externo, o mosaico português que foi desenhado pelo artista plástico Sérgio Fingermann.