O escritório Casa 100 Arquitetura apostou em um projeto ousado onde conta apenas com uma única divisão interna no ambiente. Divisão essa que é feita por um painel de vidro que protege o banheiro. Todo o restante é integrado em prol da entrada da luz natural e sensação de amplitude. Apesar de generosa, a varanda era a única fonte de luz natural do apartamento comprado ainda na planta pelo jovem casal que reside no local.
Não desperdiçar essa luz, era uma das maiores preocupações do projeto assinado pelos arquitetos Diogo Luz e Zé Guilherme Carceles, sócios no escritório.
A única parede que existia, a do banheiro, foi substituída por uma folha de vidro jateado, capaz de vedar o local sem comprometer sua privacidade, captando a luminosidade.
Nesse contexto, até o quarto fica aberto, resguardado por persianas quando há hóspedes. “Um baú separa a cama do sofá, assumindo as funções de cabeceira com nichos, armário e também divisória. Com 90 cm de altura, ele cumpre vários papéis sem, no entanto, formar uma barreira visual”, diz Zé Guilherme.
Do outro lado, à frente do sofá, uma grande bancada cinza, com 5 m de comprimento, se desdobra em home theater e cozinha, acomodando a TV e seus equipamentos, do lado esquerdo, e pia e fogão, mais à direita.
Aproveitada em cada centímetro, a varanda concentra mesa de jantar, estante para livros, máquina de lavar roupas e até o refrigerador de ar, aparelhos escondidos atrás de painéis.
Serviço:
Casa 100 Arquitetura