O edifício Antônio Augusto Correia Galvão, chama a atenção de quem passa por São Paulo, e é lá que está o apto AMRA7 . O prédio foi projetado em 1964 pelos arquitetos Alberto Botti e Marc Rubin, da Botti & Rubin. Acima de tudo, a construção chama a atenção pela sua implantação que é recuada em relação à calçada.
As reformas atuais foram realizadas pelo Bruno Rossi Arquitetos + Piratininga Arquitetos Associados.
O que você encontrará neste post:
O destaque na fachada
Na fachada as vigas e pilares aparentes deixam á mostra a técnica construtiva utilizada. Internamente, as aberturas permitem o aproveitamento da iluminação e ventilação natural.
As mudanças no apto AMRA7
Com 320m² de área útil, o apartamento se divide em duas alas: o setor da fachada principal abriga os dormitórios e espaços sociais. Depois disso, a área dos fundos recebe os serviços, banheiros e cozinha. A releitura da organização da planta manteve e reafirmou o conceito original em relação à divisão hidráulica.
No entanto, a maior parte das demolições se deu nas áreas molhadas, alterando os ambientes e garantindo a luz natural e ventilação cruzada. Por exemplo, a cozinha, agora na fachada posterior. Além disso, as demolições também permitiram maior interação entre cozinha e espaço social.
O que conecta o apto AMRA7 ?
Portanto, a espinha dorsal do projeto é a estante suspensa do piso com 26m. Ela conecta o apartamento de ponta a ponta, e se apresenta como um mobiliário estrutural para organizar a circulação e a divisão dos espaços. Sua estrutura principal é toda em chapas de aço.
Partes diferenciadas através da reformulação do apto AMRA7
- Contraponto aos nichos da estante, o volume revestido com painéis de madeira define a circulação;
- Como resultado, a reorganização dos espaços otimiza e potencializa as qualidades do desenho original;
- A reforma valoriza a arquitetura moderna do edifício e sua beleza estrutural;
- Os convencionais halls de elevadores e o hall interno foram integrados espacial e visualmente.
No nosso site, você pode conferir diversos outros projetos de apartamentos em São Paulo.