Um tema que vem sendo bastante discutido na área da arquitetura é a questão dos “Edifícios de Saúde”. A antiga arquitetura hospitalar deu lugar a um título mais humanizado que propõe a interação maior da estrutura com o ambiente em que está inserido, além dos profissionais que atuam, e dos consumidores da saúde, os pacientes. Com essa nova denominação muda também a forma de fazer arquitetura, onde os ajustes serão necessários para além de propiciar satisfação a esses consumidores, garantir a qualidade financeira do local, criando novas maneiras do público encarar o ambiente hospitalar.
A ideia é defendida pelo arquiteto João Carlos Bross, a principal referência nacional no assunto arquitetura hospitalar brasileira, ou como ele mesmo defende Arquitetura de Edifícios de Saúde. Tema esse que ganhou uma palestra no Hospital Português – realizada pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH).
Bross é defensor da ideia de que o foco do trabalho do arquiteto está na questão humanística e que o profissional deve buscar entender o seu cliente, porque para ele soluções que não agradam costumam perdurar por muito tempo. “Todos os projetos visam a autoestima e o conjunto do bem estar. Mas o projeto de saúde tem algumas peculiaridades que distorcem um pouco esse raciocínio. É preciso olhar isso de forma diferente. A maneira de analisar o ocupante do espaço é uniimperativo. Hoje não estão capacitando os arquiteto nas faculdades para fazerem orçamentos, e essa é uma prática necessária para quem vai trabalhar com Edifícios de Saúde, para que possam definir metro quadrado, altura, preço e valor. E com este valor, e o conjunto de produções, tirar do programa físico e saber se é viável ou não”.
João Carlos Bross, além de ser uma referência no assunto, foi o fundador e primeiro presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH). A associação tem como objetivo contribuir para a contínua evolução brasileira no campo da Edificação Hospitalar e reúne arquitetos, engenheiros, administradores hospitalares, médicos e outros profissionais que tenham interesse em participar.
Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH)
Av. Marquês de São Vicente, 446 – Barra Funda, São Paulo – SP
Fone: (11) 5055-4312
www.abdeh.org.br