A arquitetura tem o poder de levar conforto, funcionalidade e muitos outros benefícios para uma pessoa. Portanto, nada mais natural do que uma casa ser utilizada em todos os momentos da vida. Mas não é isso que acontece na maioria dos casos. Pensando nisso, a arquiteta Isabella Nalon desenvolveu um projeto no interior de São Paulo que agrega essas questões.
Segundo Isabella, o processo de criação deve contemplar o estudo de um dia a dia, tendo em vista a facilitação e, também a manutenção da independência e autonomia do morador. “Dentro dessa análise, conseguimos encontrar respostas que nos permitam desenvolver uma residência sem estereótipos e promova uma rotina ativa, dentro da realidade individual das pessoas”.
O que você encontrará neste post:
O que diz a arquiteta sobre a casa para todos os momentos da vida
Para uma casa segura é necessário dedicar atenção a fatores que vão desde a concepção de escadas, a atenção com desníveis, a não especificação de pisos escorregadios e a escolha de móveis confortáveis. É a casa para todos os momentos da vida. “Uma escada segura, por exemplo, é importante para crianças e até mesmo adultos, que podem, por algum descuido, sofrerem quedas graves”, expõe Isabella Nalon.
Saiba o que você deve saber para ter uma casa para todos os momentos da vida
Iniciado o projeto do zero é importante optar por uma construção térrea, porque elimina todo o perigo de um primeiro andar.
Sobre os ambientes, o ideal são os cômodos integrados. “Circulação estreita é um perigo para esbarrões e desequilíbrios”, alerta Isabella Nalon.
Bastante ampla, a cozinha, assim como os demais ambientes como sala de estar, jantar, área gourmet, dormitórios e banheiros devem ser construídas no mesmo patamar. Um projeto ainda mais seguro requer do profissional de arquitetura a concepção de ambientes sem desníveis, para facilitar a locomoção.
Quando o desnível do terreno necessitar a construção de degraus, deve-se avaliar a substituição por rampas. Deve-se considerar a colocação de corrimãos nas duas laterais, fazer uso de revestimentos antiderrapantes para os pisos.
Atenção aos detalhes para se construir uma casa para todos os momentos da vida
Em áreas molhadas, como cozinha e área de serviço, Isabella chama atenção para os cuidados relacionados à presença de água e produtos químicos. No tocante ao piso, é valioso especificar um material antiderrapante, evitando a sensação de escorregadio no contato com a água. “Com a presença de idosos, devemos considerar também a instalação de barras de apoio”, afirma.
Com relação aos armários e bancadas, a proposta é a instalação em alturas acessíveis. O mesmo preceito de ambientes mais amplos aplica-se ao banheiro. Com o espaço mais aberto, evita-se esbarrões, além de viabilizar a entrada de cadeiras de roda e a de banho dentro da área do box. O mesmo critério de apoio empregado na cozinha também vale para o banheiro.
As camas devem promover o conforto para a coluna. A opção por modelos com regulagem de altura ajudam.
Uma boa iluminação é imprescindível para toda a família! Além de privilegiar o uso da iluminação natural acessada com janelas e portas de vidro, a instalação de abajures e arandelas também propicia um bom campo de visão.
Paisagismo deve está presente
Podendo incluir espaços de lazer, terraços e jardins são perfeitos para que os moradores possam tomar sol. Assim, um paisagismo concebido para realizar pouca manutenção facilita o dia a dia. Esse espaço também pode contar com aparelhos para atividades físicas moderadas.