O mundo teve que se readaptar por causa da pandemia causada pelo Covid-19. As pessoas passaram a trabalhar em esquema de Home Office e muitas outras passaram a ter mais tempo para apreciar o seu lar, o que nos leva a outro ponto que já abordamos aqui que foi o crescimento da decoração afetiva. E com essa busca pelas melhorias da casa, cresceu a procura por uma consultoria online de arquitetura.
Os arquitetos acostumados a dias de obras, reuniões no escritório e visitas aos clientes tiveram que remodelar a maneira de trabalhar e a solução encontrada foi o serviço de consultoria online, como conta a arquiteta Bárbara Poças, “ Buscamos sempre transformar a casa do cliente em um local ainda mais confortável e aconchegante. Pensando em um projeto que tenha a cara dele, estudando as suas necessidades através da consultoria online”.
Mas também existem os escritórios que já ofereciam esse serviço há mais tempo, quando ainda ninguém tinha escutado falar em Covid-19. É o caso da Plano A Arquitetura, de Mônica Beltrão e Rosana Marcolino. “ A ideia da Consultoria online já estava na gaveta desde o início do escritório e em 2019 conseguimos implantar. Parecia que estávamos adivinhando o que estava por vir! Temos dois tipos de consultoria, a online e a In loco. Antes da pandemia, as consultorias online eram em torno de 20% do total dos projetos, hoje, está em torno de 60%”, revela Mônica.
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O funcionamento da consultoria online
O trabalho da consultoria online funciona através dos aplicativos de comunicação e de muita tecnologia, o que facilitou e muito esse serviço. “ Fazemos reuniões por aplicativos online. É bom porque conseguimos conversar com as pessoas, vê o rosto delas e isso cria uma empatia, o que facilita o andamento do processo. Após essa conversa, busco entender suas necessidades e eles vão mostrando através de imagens os pontos da casa que irão passar pela transformação. Com a consultoria online os projetos mais simples podem alcançar mais pessoas, porque o custo fica mais em conta e viabiliza para pessoas que não tem um valor tão alto para investir, mas que mesmo assim ainda podem organizar a casa da maneira que sonharam”, aponta Bárbara.
Para atender os clientes, as arquitetas da Plano A realizam videochamadas e os clientes mandam fotos e vídeos dos ambientes. “ Mantemos muito contato durante todo o processo. Aqui no escritório sempre tivemos como premissa estarmos totalmente sintonizadas com as possibilidades que a tecnologia nos proporciona. Tanto em relação ao relacionamento com os clientes, quanto nas formas de apresentação de projetos, que mostramos em realidade virtual, fazendo com que o cliente se sinta dentro do ambiente, antes mesmo dele estar pronto”, conta Mônica.
As lições aprendidas
“O nosso grande aprendizado com tudo isso é que não temos barreiras para realizar o que sonhamos. Para nós, os pontos positivos são a agilidade do processo, por ser mais prático, e também o fato de ser mais acessível financeiramente, acabamos atingindo um público que antes não pensava em contratar um arquiteto. O ponto negativo é que acabamos não tendo tanto controle do resultado final, pois a fase de execução é 100% por conta do cliente, por mais que nós estejamos disponíveis para tirar dúvidas, o cliente pode acabar fazendo algumas alterações na hora da execução”,explica Mônica.
Para Bárbara Poças, resiliência é a palavra-chave nesse momento. “Perdemos muito mais do que ganhamos, mas veio muito aprendizado disso tudo e abrimos um leque para seguirmos com alguns atendimentos online. Porque nem toda reunião é necessariamente presencial, o que pode gerar ganho de tempo (evitando deslocamentos, por exemplo) em projetos do dia-a-dia”.
Portanto, com o novo “normal” que estamos vivendo, a consultoria online abre um grande leque de opções tanto para os arquitetos quanto para a população. E isso mostra que o se reinventar nunca esteve tão em alta quanto agora. Esse conteúdo te ajudou? Conta para gente!