A Avidus School, que inicia seu primeiro ano letivo em Brasília em 2019, traz um projeto que busca formar cidadãos preparados para as transformações de nosso tempo. O premiado arquiteto Ivo Mareines, inspirado nesse conceito, partiu para a arquitetura verde e criou uma fachada moderna e sustentável para o lugar que vai abrigar a escola.
A ideia do colégio bilíngue é proporcionar um ambiente que deixe a mente trabalhar de maneira livre, incentivando o pensamento crítico e criativo, além de uma boa relação com a própria sociedade. A estrutura será erguida na quadra 909 da Asa Norte e receberá crianças de 1 até 10 anos. O espaço terá 5.500m².
A arquitetura verde da escola integra-se com a natureza, mostrando aos alunos que é possível encontrar uma convivência harmônica entre o meio-ambiente e as grandes cidades. Ivo Mareines lembra que a ideia principal é permitir uma nova qualidade de conforto ambiental, com fachadas vivas, que se transformam no espaço e no tempo, assim como os alunos.
“Criamos uma segunda pele orgânica no edifício. Vivemos, trabalhamos e nos divertimos em espaços naturais ou construídos pelo homem. As crianças aprendem principalmente por exemplos vindos do convívio com outros seres e esses dois tipos de espaço”, destaca o arquiteto. A ideia é transformar a escola em um local de encontros e desenvolvimento em espaços livres e instigantes.
Tendência verde e atual
Mareines conta que, atualmente, exemplos de arquitetura verde e orgânica chegam de diferentes partes do mundo. Trazem pluralidade de materiais e estilos arquitetônicos. “A preocupação com a sustentabilidade do planeta permeia todos os terrenos do pensamento humano. Com a arquitetura não poderia ser diferente”, afirma.
O arquiteto ressalta que a aplicação das noções de ecologia e sustentabilidade em projetos urbanos já é presente em lugares como Europa, Nova Zelândia, Canadá, Singapura e Japão.
A integração com a natureza estará presente também no cotidiano interno da escola. Os alunos poderão acompanhar, por exemplo, o funcionamento de uma estação de reaproveitamento de água. Assim, crianças e adolescentes podem aprender na prática, e a partir de suas próprias vivências, a respeitar e conviver de maneira harmônica com o ambiente em que vivem.
O arquiteto afirma se sentir encantado por colaborar com projetos educacionais. A arquitetura, para ele, é uma forma de arte que transmite beleza, baseada na cultura e na técnica.