Os apartamentos das grandes metrópoles do mundo inspiram o projeto deste imóvel de 207 m² na zona oeste de São Paulo, assinado pela arquiteta Viviane Gobbato. A profissional valorizou a vista para o skyline de modo a evocar o espírito urbano e contemporâneo que é a cara dos moradores, um jovem casal sem filhos.
As grandes janelas envidraçadas trouxeram o clima de metrópole para dentro do apartamento. “Quando os moradores chegaram metade da área do imóvel era ocupada por um terraço coberto”, conta a arquiteta. “Foi então que surgiu a ideia de ampliar o espaço, quebrando as paredes e descascando as colunas e vigas estruturais, dando esse ar mais urbano.”
Viviane também estendeu o piso de cumaru para o novo terraço, criando ambientes integrados. O fechamento de vidro permitiu que o apartamento estivesse mais próximo da cidade, aumentando a vista e a iluminação natural. As paredes foram mantidas apenas nas áreas íntimas do apartamento (quartos e banheiros). Nas salas e na cozinha, a divisão dos ambientes foi feita através da diferença de altura entre os forros de gesso e das diferentes iluminações.
Para o décor, a arquiteta escolheu peças de impacto de diferentes designers e propôs um mix com móveis assinados por ela – a exemplo do aparador verde-musgo, da adega amarela e dos criados-mudos que decoram os quartos – e objetos do acervo dos clientes, que fizeram questão de ter uma minibiblioteca para reunir seus títulos favoritos. Mais um toque do espírito urbano.
A cozinha aberta para a sala foi uma solução pensada nos jantares que os clientes costumam fazer. “Desta forma eles poderiam receber os amigos e cozinhar ao mesmo tempo”, diz Viviane. As plantas de diversos tipos trazem frescor aos ambientes – algumas foram colocadas em vasos e outras formaram uma coluna verde, com direito a ervas e especiarias.