Não faltam motivos para investir na madeira como elemento de destaque no ambiente. Tradicionalmente usado em pisos e móveis, o material natural também é sucesso nas paredes, servindo como painel em quartos, salas e até cozinhas. As arquitetas Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano ensinam como investir na tendência que tomou conta da arquitetura de interiores. Afinal, por ser um material curinga e fácil de trabalhar, é possível criar soluções diferenciadas para esconder paredes, embutir eletrodomésticos e dividir ambientes.
O primeiro passo é definir a superfície que vai receber o painel madeira, que por sua vez determinará se a execução será de MDF, laminado melamínico ou lâmina natural. A definição leva em conta o material indicado para cada tipo de aplicação “Em ambientes secos, como quartos e salas, utilizamos a lâmina natural de madeira, que proporciona emendas imperceptíveis e a sensação de uniformidade por não destacar as quebras. Como a impressão do material sintético (MDF amadeirado) já vem de fábrica, fica mais difícil manter a continuidade entre as madeiras, deixando a emenda aparente”, explica a arquiteta Daniele.
A atenção para o não aparecimento das emendas está diretamente relacionada à forma de instalação dos painéis. O processo de instalação mais utilizado é o sistema mão-de-amigo. “Para não deixar nenhum parafuso aparente, os profissionais trabalham com o sistema de encaixe macho e fêmea”, destaca Beatriz.
Para ambientes molhados, como a cozinha, o recomendado é optar pela versão sintética, principalmente no encontro com o frontão da pia. Nesses casos, o melamínico ou o MDF permite facilidade na limpeza com a utilização de pano úmido.
Depois das dicas gerais, acompanhe as soluções de projetos realizadas pelas profissionais:
O que você encontrará neste post:
Combine os estilos
Por sua versatilidade, é possível utilizar a madeira em diferentes estilos decorativos, que vão desde o clássico até o ambiente mais moderno. A composição do restante do projeto é o que vai ditar, como o caso da mistura entre madeira e concreto. “Por trazer a sensação de aconchego e aquecer o ambiente, o elemento quebra o tom frio e cinza do concreto, material moderno que adoramos usar”, afirma Danielle.
Quartos mais aconchegantes
Não é segredo que a madeira traz conforto para os ambientes, não é mesmo? E nada melhor que utilizar o material para transformar o dormitório em um verdadeiro refúgio. Neste ambiente, a metragem reduzida determinou a escolha do modelo de cabeceira invertida. A peça foi produzida em lâmina de madeira de freijó e é um recurso para poupar centímetros preciosos na circulação do quarto. A madeira avermelhada criou um contraponto ao aspecto frio da parede com acabamento de concreto.
Curinga para área social
A integração entre ambientes na área social é a solução para conferir maior circulação e interação entre os moradores em diferentes cômodos. Por isso, a arquitetura de interiores procura soluções que ajudem a otimizar espaço e trazer funcionalidade.
Neste projeto, a arquitetas trouxeram como solução o painel de MDF revestido em folha de carvalho americano e que esconde diferentes funções. Em frente ao sofá, o painel camufla a porta do lavabo. Na lateral, já na área do jantar, a marcenaria revela um amplo armário para as louças. Por fim, ganhou a função de divisória entre cozinha e sala de jantar.
A madeira não precisa entrar em cena apenas como item decorativo. Prova disso é o painel que ocupa toda a parede principal deste ambiente. O laminado natural de madeira carvalho rosa é o protagonista desse living integrado e reserva alguns segredos: camufla as portas de entrada, o lavabo e o escritório, que fica isolado por uma porta de correr. Quando fechada, cria um amplo painel que garante unidade visual ao ambiente multifuncional.
Bem-vindo até em áreas molhadas
Diferente do banheiro, o lavabo não fica em contato com vapor, ou água corrente. Por isso, permite apostar nas paredes com painel de madeira. Neste projeto, o laminado natural de madeira carvalho rosa marcou presença no lavabo. Os metais dourado conferem um visual mais atual a composição.
Considerada por muitos como o coração da casa, ainda mais quando faz parte da área social, a cozinha também pede aconchego. Nesse projeto o piso de porcelanato e os tons de cinza, branco e preto deixaram o ambiente menos intimista. A madeira foi utilizada como contraponto para aquecer a cozinha. Por estar em cima da pia, o MDF amadeirado foi a opção. Repare que o frontão de pedra acompanha o balcão e protege o elemento.
doob
@doob.arquitetura
www.doobarquitetura.com