A pandemia fez com que as famílias passassem mais tempo em casa. Uma forma de deixar o ambiente ainda mais atrativo e aconchegante para acolher toda a família é investir em uma sala de estar que possa ser utilizada por todos. Mas será que é possível? Fazer com que um único ambiente atenda aos gostos particulares de cada membro da família? Conversamos com a arquiteta Cecília Lemos que nos repassou dicas preciosas.
“É super possível criar um ambiente onde todos da casa curtam, mesmo com diferentes gostos e estilos! Sempre que pensarmos em conjunto e conhecendo bem o gosto de cada um da casa conseguimos agregar todos esses estilos! Algo que sempre dá certo é fazer com que cada um da casa seja ouvido, para que possamos inserir algum elemento que agrade a cada um. Juntamos esses vários elementos de maneira criativa e fica show!”, conta Cecília.
O que você encontrará neste post:
Elementos que levam aconchego
“Um ambiente para ser convidativo precisa ter aconchego”, explica a arquiteta Cecília Lemos. Confira abaixo os pontos que a arquiteta listou e que ajudam a criar uma sala de estar para toda a família.
- “A madeira traz muito aconchego”;
- “Um local com um futon agrega as pessoas da casa”;
- “Elementos como plantas ajudam a criar um ambiente relaxante”;
- “A luz cênica também traz um aconchego e gera um pertencimento ao local”.
Decoração ajuda na hora criar a sala de estar
A decoração é um ponto muito importante na hora de criar a sala de estar para toda família. ” A decoração faz parte desse aconchego. Pode vir através de memórias afetivas! Algo que foi da avó do cliente, de uma viagem que ele fez, um presente , algo que traga boas memórias. Dessa forma toda vez que você olhar vai trazer aquele “abraço” no coração em forma de aconchego”, ressalta Cecília.
Mobiliário também agrega acolhimento a sala de estar
O mobiliário utilizado, merece destaque, como explica a arquiteta, ” O mobiliário pode também trazer essa memória afetiva ou ser algo que mesmo que novo te conforte de certa maneira. A TV pode ser bem vinda ou desnecessária para rotina de cada família! Eu não acredito muito em TV dentro dos quartos…Isso é uma opinião pessoal. Mas acredito nela na sala pois a família pode ter ou não o hábito de assistir a um filme junto dos filhos e por aí vai! Sempre levo em consideração a rotina da família.”
Os detalhes levam ainda mais conforto, integração e pertencimento a sala de estar de modo que ela consiga acomodar os diversos gostos de cada morador. Mas existe um ponto que se sobrepõe a todos os outros como lembra a arquiteta, ” O importante é conseguir fazer com que a sala de estar criada para a família, possa gerar uma interação maior entre esses moradores e levar ainda mais amor para o lar, fazendo com que todos se sintam em casa verdadeiramente” .
Gostou deste conteúdo? Portanto, aqui no nosso site, você pode conferir diversas outras matérias sobre cada cantinho da casa para você se inspirar.