A arte popular é um retrato das raízes brasileiras. O artesanato reproduz a visão de homens e mulheres do mundo, das vivências de cada um e da arte, que brota das mãos desses artistas. Arquitetos e designers de interiores vêm aproveitando cada vez mais a riqueza do artesanato, como ele faz crescer e traz personalidade ao ambiente. A CASACOR Pernambuco é uma excelente mostra dessa parceria, que desde Janete Costa tem crescido e dado muito certo.
Começando pela Loja do Centro de Artesanato de Pernambuco, projetado por Luciana Pontual e Plano A Arquitetura. Para deixar que as peças se sobressaíssem as arquitetas usaram elementos que remetem ao artesanato e à terra, com tons em vermelho, marrom e preto. As paredes receberam tijolo artesanal produzido em João Pessoa.
A luminária central foi inspirada nas pitangas que enfeitam quintais nordestinos. A peça, em armação de arame e coberta por cordas vermelhas, é da artesã Gláucia, de Olinda. Na entrada, outro símbolo forte da pernambucanidade, os Leões de Nuca dão as boas vindas a quem visita o local. O espaço abre caminho também para trabalhos de Cida, Neguinha, Nicola, Edmilson, Erasmo e Abias, entre outros.
O que você encontrará neste post:
Estar Íntimo
Alysson Albuquerque e Rodrigo Malvim usaram peças de Fida, Luiz Benício, Joelson e Nicola no Estar Íntimo. Num dos cantos da sala, uma carranca trazida de Petrolina, de autor desconhecido. Para Alysson, o arquiteto tem um papel educativo em suas criações, por isso, há um grande prazer na dupla em apresentar o trabalho dos artistas locais aos clientes e ao público.
“Vemos a arte popular com uma das melhores formas de expressão da cultura de um povo. Sempre que viajamos tentamos conhecer os artistas daquele lugar. É uma maneira de compreender o local e a forma como seus habitantes se expressam”, diz Alysson.
Voltando ao Estar Íntimo, cada cantinho tem algum elemento de arte popular. Seja na composição da mesa lateral com livros, no banco Estação (de Domingos Tótora e Rodrigo Ambrósio), feito a partir de massa de papelão com resina, na tapeçaria de Michel e Xistiano de 1985. “Estas peças carregam consigo muito de quem as executou. São horas, dias, até meses de envolvimento com aquela obra, isto para mim também é arte popular. As duas obras do Zé Paulo expostas têm muito desse trabalho manual também. Tivemos a honra de trazer a peça da residência de Janete Costa, nossa maior educadora nesse quesito. Temos ainda castiçais e santos de madeira de seu acervo pessoal. Adoramos misturar peças antigas com obras de artistas contemporâneos, os já consagrados com os jovens talentos, isso oxigena e traz ainda mais força para qualquer projeto”, conclui.
Varanda do Jantar
Uma varanda de jantar ‘viva’, que traz a natureza para dentro da casa em três ambientes. Esse é o norte do projeto ‘Varanda do Jantar’, assinado por Igor Cabral em seu ano de estreia na CASACOR PE. Com o intuito de propor conforto no dia a dia a partir do uso versátil de um mesmo espaço, o arquiteto apostou em um lugar feito para receber amigos e familiares.
Pensando nesse aconchego e na identidade da família pernambucana, também fez uso do artesanato como aliado. Entre as peças que encontramos em sua varanda, estão beatas da artesã Mocinha, bonecos em madeira de Simone Sousa, boneco de Joel Galdino (de Caruaru), formigas de Luiz Benício e totens de cabeça.
Living e Varanda da Praia
Aurelice Lima, André Nóbrega, Cida Lima, Reinaldo, José Bezerra, Mestre Fida, Simone Sousa, Rodrigo Ambrósio e Guilherme de Nuca são alguns nomes que marcam presença no Living e Varanda da Praia, dos arquitetos Luiz Canto e Sandra Bione.
O ambiente foi projetado para um resgate à memória dos Anos 80. A intenção foi o aconchego e o acolhimento. Numa das paredes, chama a atenção uma imensa escultura de André Nóbrega. Já na varanda, uma tela em crochê traz as Mandalas do Sonho, de Dona Aurelice, mãe de Sandra. “Tudo foi pensado para que as pessoas possam interagir, estando no living ou na varanda, tendo uma percepção ampla dos dois ambientes, sentindo-se em casa”, explica a arquiteta.
Leia também:
CASACOR PE: arquitetura, design e verde
A tecnologia a serviço da arquitetura na CASACOR Pernambuco
Memória afetiva compondo espaços na CASACOR PE