Com a proposta de valorizar o paisagismo e a troca de conhecimento, a Atmosphera Plantas & Paisagismo realizou o primeiro Seminário de Paisagismo de Pernambuco. Sob a curadoria de Raul Cânovas, o evento reuniu especialistas e profissionais da área em três dias de palestras e visitas guiadas pelo viveiro da Atmosphera.
A edição teve como tema “Semeando o Jardim do Futuro”. O assunto defende um novo olhar sobre os espaços verdes, onde eles deverão desempenhar papel fundamental tanto na estruturação das cidades como na vida dos cidadãos. “O jardim é uma necessidade. É um lugar de acolher as pessoas e oferecer conforto. Não para ser visto. Falar sobre jardim do futuro é pensar em um olhar diferente sobre a função desses ambientes no nosso bem estar”, ressaltou Raul.
De acordo com Brenda Black e Paulo Ferreira, nomes à frente da Atmosphera, o objetivo do evento é discutir aspectos importantes do paisagismo e levar informação, novidades e soluções para os profissionais do setor. Além disso, Brenda destaca a necessidade de haver mais eventos no eixo Norte e Nordeste. “Esses eventos sempre acontecem no Sul e Sudeste. Porque não promover isso aqui? Nós temos muito para mostrar. É importante apresentar, fazer do Brasil algo unificado e levar conhecimento e energia boa”, disse.
O que você encontrará neste post:
Primeiro dia de Seminário na Atmosphera
O arquiteto paisagista Luiz Vieira iniciou um bate papo sobre Paisagismo Nordestino. Apresentou alguns trabalhos do seu portfólio, com direito a explanação conceitual dos projetos. Ele destacou a importância das peculiaridades do lugar para criar os jardins. “Além do Brasil, fazemos muitos trabalhos fora e cada área tem sua especificação. O Nordeste, por exemplo, tem o clima e a vegetação como diferencial. Bem diferente de qualquer outra região do país. Somando isso a cultura, é preciso pensar no projeto como condicionante de todos essas características”, afirmou.
Também palestraram o engenheiro Gileno Machado e o engenheiro agrônomo Harri Lorenzi. Gileno expôs em fotos as várias espécies de Palmeiras e Cicadáceas. Já Harri veio com o tema Minha Vida, Meu Legado, através do conhecimento conquistado com as suas expedições. Apresentou o aplicativo Jardim Fácil, onde o ao citar as características do terreno e o que deseja para o seu jardim, você recebe sugestões de espécies e fornecedores. Também o aplicativo Herbicida Certo, que identifica plantas daninhas e o controle químico.
Segundo dia de Seminário na Atmosphera
O dia começou com Raul e Lorenzi guiando uma aula no viveiro da Atmosphera. Durante o percurso, a dupla destacou a importância da preservação do pau-brasil. Também o de difundir a árvore nas escolas para gerar identificação com as raízes do país. “O halloween é mais falado que o Curupira. Figura folclórica protetora do meio do ambiente. Estamos celebrando algo que não faz parte da nossa cultura e personagens como este não são lembrados. Isso reflete na forma como lidamos com a natureza”, ressaltou Lorenzi.
O engenheiro agrônomo Carlos Hanada e o arquiteto paisagista Marcelo Kozmhinsky falaram sobre jardins verticais e telhados verdes. “Há mais ou menos sete anos essas práticas vêm acontecendo no Brasil. Mas é algo que já existe há algum tempo fora do país. Temos muitas paredes e telhados ociosos. Esse tipo de técnica não pára mais, principalmente pelo conforto térmico e acústico que gera”, afirmou Carlos.
Sobre os Telhados Verdes, Kozmhinsky deu ênfase à importância que o equipamento tem para a sustentabilidade e a diminuição da temperatura nos grandes centros. No início do ano publicou o livro que leva o mesmo nome da palestra. Tem defendido novas práticas como a captação da água da chuva e a economia de energia. Acredita na mudança do cenário urbano, espalhando o verde entre grandes edifícios.
A jornalista Carol Costa, criadora do site Minhas Plantas, falou sobre a jardinagem e as mídias sociais a favor do paisagismo. Enfatizou como produzir conteúdo e de que forma as novas mídias podem ajudar a difundir boas ideias. “É possível ampliar o número de parceiros través do bom planejamento e de posts bem elaborados”, afirmou.
Terceiro dia de Seminário na Atmosphera
A manhã do último dia foi reservada para a aula em campo no viveiro da Atmosphera. Os empresários Brenda Black e Paulo Ferreira e o paisagista Raul Cânovas dividiram os participantes em três grupos e caminharam pelo espaço destacando espécies e suas peculiaridades. Além disso, o público conferiu as novidades da marca, como o retorno no cultivo de cactos e suculentas.
A tarde, a arquiteta paisagista Alice Izumi trouxe dicas e técnicas de equipamentos para projetos de iluminação nos jardins. Em uma linha cronológica da evolução da luz, ela destacou as próximas apostas. “Hoje, falamos e utilizamos as lâmpadas LED. No entanto, já caminham pesquisas sobre o uso de laser na iluminação”, pontuou.
Raul Cânovas ministrou a última palestra. Ressaltou o que seria os jardins do futuro. “Para o futuro, precisamos olhar para trás e analisar nossas raízes e o que já fizemos. Os jardins precisam colocar fim no mal gosto, no artificialismo, nos excessos, na ostentação. O século 21 é dinâmico. Precisamos priorizar a simplicidade e o bem estar”, afirmou.
O Segundo Seminário de Paisagismo de Pernambuco
O evento, que lotou o auditório do viveiro da Atmosphera, em Igarassu, tem planos para acontecer no próximo ano. “Nós compramos a ideia e nos mobilizamos. Tivemos aceitação dos palestrantes e dos participantes que nos dão força para continuar e dicas para melhorar nas próximas edições que estão por vim”, destaca Paulo.
Confira a programação completa que aconteceu no seminário:
Sexta, 20 de outubro de 2017
- Luiz Vieira | Paisagismo Nordestino
- Gileno Machado | Palmeiras e cicadáceas
- Harri Lorenzi | Minha vida, meu legado
Sábado, 21 de outubro de 2017
- Carlos Hanada | Jardins Verticais
- Marcelo Kozmhinsky | Telhados Verdes
- Carol Costa | Ferramentas de divulgação
Domingo, 22 de outubro de 2017
- Alice Izumi | Iluminação com sensibilidade nos Jardins
- Raul Cânovas | Semeando o Jardim do Futuro
Confira o vídeo sobre o I Seminário Pernambucano de Paisagismo: