Os benefícios do paisagismo biofílico estão despertando uma busca crescente na hora de escolher um lugar para morar. Estar mais próximo à natureza e desfrutar a vida cuidando das próprias plantas e hortas na varanda, são algumas das experiências que passaram a ser vividas mais intensamente durante a pandemia.
A arquitetura já buscava antes do isolamento causado pela pandemia do Covid-19 aproximar os benefícios do paisagismo biofílico com as pessoas. O mercado de luxo entendeu essa necessidade e a transformação dos desejos, do significado de qualidade de vida e, por isso, vem apostando cada vez mais em conceitos como o de “florestas urbanas”.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Quinto Andar, em parceria como Instituto Offerwise, mais de 73% dos brasileiros entrevistados passaram a ver suas casas de forma diferente por causa da pandemia, a sentir necessidade de mais espaço, mais conforto, e um percentual considerável, 28,4%, passou a dar mais importância às áreas verdes ao entorno de suas casas.
O que você encontrará neste post:
Confira alguns desses exemplos que trazem os benefícios do paisagismo biofílico
O primeiro, Terraço Jaqueira, que tem projeto assinado pelo escritório FG+M Arquitetos, traz consigo todas as sensações de casa, incluindo os essenciais benefícios do paisagismo biofílico. A proposta do empreendimento é conectar o morador à terra, às plantas, por meio de espaços contemplativos e de integração como a horta, o jardim, o redário e o espaço para meditação.
Uma das unidades ainda mais conectada com a natureza é a Casa Jardim, no andar térreo, que tem 166m² de jardim privativo, e é protegida por vegetação, proporcionando privacidade.
O Essenza Paiva, projeto do Architects Office, com terreno de 11 mil metros quadrados, conecta o morador não somente ao verde como à praia e a natureza como um todo. O arquiteto João Vieira, sócio do Architects Office, comenta que o conceito dos apartamentos é de casas suspensas. “O projeto proporciona, com o escalonamento dos pavimentos, a integração do espaço com o exterior, o que é cada vez mais procurado em residenciais, principalmente com a pandemia, quando se buscou se relacionar mais intimamente com a natureza”.
O escritório Luiz Vieira Arquitetura de Paisagem é responsável pelos projetos paisagísticos dos dois empreendimentos da Rio Ave, e em ambos “a proposta é fazer a conexão do espaço interno com o espaço externo, usando grandes gramados, pomar, horta, preservando árvores, buscando trazer a vegetação nativa para dentro do projeto”, explica o arquiteto paisagista Rodrigo Lago.
Uma arquitetura responsável deve estar aliada à questão ambiental das cidades. Aplicando a sustentabilidade aos projetos, o arquiteto contribui para um meio ambiente mais saudável, onde as condições de vida da população possam ser cada vez mais melhoradas. A responsabilidade ambiental é um item indispensável para os arquitetos.
Você sabe o que é Biofilia?
O termo foi popularizado pelo ecólogo americano Edward O. Wilson em seu livro de mesmo nome, publicado em 1984, portanto ao pé da letra, biofilia é o amor pela vida.
Saiba quais são os principais benefícios do paisagismo biofílico
- Diminuição do estresse;
- Ajuda na recuperação de doenças ;
- Proporciona a calma nas pessoas;
- Purifica o amor;
- Aproxima o homem da natureza;
- Melhora o desempenho das pessoas e a saúde mental;
- Estimula a criatividade e alegria.
No nosso site, você pode conferir também um conteúdo completo com dicas para você montar um pequeno jardim na sua casa. Confira aqui.