Dando continuidade à série de cadernos sobre arquitetura e urbanismo, em seu segundo volume o Conselho de Arquitetura de Pernambuco CAU/PE aborda o tema da cidade como paisagem.
A publicação foi feita em parceria com o Laboratório da Paisagem, núcleo de pesquisas do departamento de arquitetura e urbanismo da UFPE, e baseou-se no texto do filósofo francês Jean-Marc Besse, As cinco portas da paisagem, para abordar o Recife a partir da arte, da natureza, da experiência, da cultura e do Projeto.
Construído ao longo de aproximadamente 07 meses, o livro foi escrito por Lúcia Veras, Onilda Gomes Bezerra, Fábio Cavalcanti, Julieta Leite e Ana Rita Sá Carneiro, todos membros do Laboratório da Paisagem. Segundo Lúcia Veras, o livro supera a ideia de que a paisagem está apenas associada à natureza como panorama: “Além daquilo que é visto a paisagem é também feita do que é sentido, atravessado, percorrido, imaginado…”.
Próximos Volumes
Segundo Roberto Montezuma, presidente do CAU/PE, mais dois cadernos de arquitetura e urbanismo ainda serão publicados. Os próximos temas serão Cidade-Patrimônio, onde será abordada a cidade com seus elementos narrativos e históricos e Cidade-Interior que, segundo ele promete ser uma surpresa, por ser desmistificador do interior tradicional.
A publicação é destinada a profissionais da arquitetura que podem adquirir seus exemplares na sede do CAU/PE. Maiores informações por telefone: (81) 3040.4004