Dando continuidade a nossa série de conteúdos especiais sobre Casas de Campo, apresentamos agora o projeto de Alexana Vilar e Elza Freire para uma casa de campo em Gravatá, com mais de trinta anos . Por lá foi executada uma reforma interna e com ampliação de área. Ah, a casa é de Elza Freire que está radiante com reforma feita.
“A reforma dessa casa era um sonho de anos da nossa sócia Elza Freire, e foi tratada tal qual um cliente quando procura o nosso escritório, envolvendo todas as etapas entre projeto e obra”, contou Alexana Vilar.
O que você encontrará neste post:
Mais detalhes do projeto da Casa de Campo de Elza Freire
Esse tipo de residência, além de proporcionar um refúgio da agitação urbana, oferece um contato direto com a natureza, possibilitando uma qualidade de vida diferenciada. A arquitetura de casas de campo busca harmonizar a construção com o entorno natural, valorizando a paisagem e utilizando materiais que remetam à simplicidade e rusticidade.
“Nosso principal objetivo neste projeto foi fazer uma ampliação que atendesse as questões de conforto e espaço físico do imóvel de uma forma em geral, contemplando o aproveitamento da piscina e das características estéticas da antiga edificação, tais como: fartos telhados com madeiramento aparente e telha cerâmica, terraços e muita área verde”, detalhou Alexana.
Antes da reforma, o imóvel possuía 180m2 e após a reforma, com a ampliação, passou para uma área de 240m2. Foram acrescidos 3 banheiros, 2 quartos, ampliação da cozinha, copa, estar / jantar e área de serviço.
Interior e exterior do projeto de Alexana Vilar e Elza Freire
“No projeto, trabalhamos os interiores e a área externa, com um resultado, acolhedor e prático, com referência de vários momentos da família, amamos o resultado”, contou Elza Freire.
Na reforma foi priorizada a integração entre os ambientes, a copa, a cozinha e o hall da escada se comunicam com fluidez. “ Isso permite a conversa com os que estão à mesa e todos compartilham da linda vista da piscina e do gazebo, assim como, os ambientes de estar e jantar que compartilham da mesma vista e se comunicam com o terraço “, contou Elza.
Todos os materiais que foram escolhidos para revestir os ambientes, tinham como premissa características de durabilidade e fácil manutenção, tais como, os porcelanatos e pinturas com textura, onde essa, foi utilizada nas fachadas em um tom de terracota, em um contraste incrível com o verde da natureza circundante.
O uso do artesanato, da arte e das raízes
O artesanato tem espaço privilegiado nesse projeto. Por lá, obras de artistas plásticos pernambucanos, como Romero Andrade Lima, Guita Charifker e outros.
“Para coroar a intervenção, foi inserida na fachada, um vitral antigo restaurado, herança de família, cuja imagem representa a “anunciação” do anjo Gabriel à Maria, que nos presenteia com a filtragem de uma luz que penetra no interior e banha o hall da escada com um belo espetáculo colorido”, revelou a arquiteta .
Na escolha do mobiliário, o foco foi deixar o ambiente aconchegante. “ Para esse projeto optamos pelo uso de muitos sofás e poltronas nos vários ambientes. Também foi utilizado, tapetes, luminárias pendentes e abajur com temperatura de luz aconchegante”.
No nosso site, você confere um conteúdo especial sobre o tema de Casas de Campo, onde apresentamos diversas características sobre o assunto. E claro, outros projetos com a mesma temática, como o do arquiteto André Carício . Acesse já!