Arquitetos e designers têm investido em projetos que equilibram funcionalidade, estética e sustentabilidade, resultando em casas de campo que são verdadeiros santuários de tranquilidade. é o caso do projeto da Porto Neves Arquitetura para uma Casa de Campo, em Chã Grande, no interior de Pernambuco.
Coube a Porto Neves Arquitetura a construção do projeto de arquitetura, as sócias Luciana Neves e Adriana Porto, tiveram como conceito utilizado o aproveitamento da melhor vista, e ventilação, projetando uma casa plana para um casal. ” A casa foi projetada no lado poente, parte posterior do terreno, onde foi possível ter a melhor ventilação. A casa tem uma caligrafia regional, com uma grande coberta de madeira e telha canal, proporcionando sombra e ventilação”, contou Luciana, que emenda e diz, “ A partir de um eixo central, a casa nos convida a entrar pelo terraço frontal, e nos conduz, através das salas, até o terraço posterior, de onde a natureza invade e permeia todos os ambientes”.
O que você encontrará neste post:
Os detalhes do projeto da Porto Neves para uma Casa de Campo
A casa é composta por dois terraços ( um nascente – no acesso da casa) e um poente ( mais profundo, protegendo do sol e com a melhor vista). Ambos são conectados pelas salas de estar e jantar. “Nessa ideia deixamos a vista se integrar com os espaços. Do lado esquerdo são dispostas as três suítes ( sendo a principal voltada para a frente do terreno, com a maior varanda) que dispõe também de um espaço de home office. do lado direito a cozinha, lavabo, e área de serviço com dependência de funcionários”.
A sala do projeto da Porto Neves para uma Casa de Campo conta com um jadim interno, separado por vidro e que tem sua coberta composta por pérgolas. A vegetação entra no espaço da casa mostrando que é imprescindível para casas de campo essa ligação com a natureza.
“A coberta em telha vã com estrutura robusta em madeira aparente, o piso em granito bruto escovado, os detalhes de rodapé e rodapiso em madeira e ladrilhos hidráulicos, a porta principal em madeira maciça reaproveitada de uma antiga construção da família, os detalhes das esquadrias em madeira com venezianas articuladas, a transparência dos vidros integrando a natureza, emprestam um ar de despojamento ao mesmo tempo em que percebamos o detalhamento cuidadoso de cada elemento que compõe a casa, conformando um rico espaço cheio de referências à arquitetura Pernambucana e se encaixando perfeitamente ao estilo de vida relaxado e de descanso a que se propõe a casa de campo”, detalhou Luciana.
Características do projeto
- A projeto da Porto Neves para uma Casa de Campo foi projetado com módulos amplos de 6x6m, totaliza um espaço de 420m2, em um único pavimento, com cômodos amplos, contemplando três suítes, closet e terraço.
- Duas salas de estar e uma de jantar, com dois amplos terraços, lavabo, copa e cozinha, terraço de serviço e dependência completa de funcionários, despensa e depósito.
- No pequeno desnível no lado direito do terreno, foi posicionado, abaixo do nível da casa, um pavimento técnico, contendo todos os equipamentos necessários às instalações.
- A garagem coberta por pergolados tem acesso direto pela circulação que liga a cozinha e o serviço à sala.
- “Na cozinha, home office e banheiros o trabalho de interiores também de nosso escritório, projetou com funcionalidade e utilizando os mesmos elementos construtivos da madeira e ladrilho, utilizando materiais de um vocabulário mais atual nas bancadas, trazendo modernidade e limpeza”, revelou a arquiteta. Na cozinha, os móveis modulados da Kitchens dialogam com a mesa da copa em madeira maciça e o revestimento das paredes em ladrilhos hidráulicos.
A iluminação do projeto
A iluminação foi projetada pela arquiteta Marcia Chamixaes. “Ela realça a coberta e tira partido desse elemento principal, aparecendo como objeto apenas no grande lustre pendente na sala de jantar. Nos jardins o trabalho do paisagista Luiz Vieira realça os jardins internos e externos, circundando também área de pomar na parte posterior do terreno”, revelou a arquiteta Luciana.
A ideia principal do projeto
“A casa tem por fim uma praticidade moderna e ser funcional, ao mesmo tempo em que nos desperta um sentimento bucólico. Com soluções arquitetônicas adaptadas ao nosso clima e ao nosso modo de viver, a atmosfera de descanso e a ligação com a natureza, são as verdadeiras protagonistas do projeto”, finaliza Luciana.
No nosso site, você confere um conteúdo especial sobre o tema de Casas de Campo, onde apresentamos diversas características sobre o assunto. E claro, outros projetos com a mesma temática, como o do arquiteto André Carício e das arquitetas Alexana Vilar e Elza Freire. Acesse já!