Uma cobertura de dois andares, com cerca de 267 m², foi o desafio encontrado pela arquiteta Cristiane Schiavoni, que planejou o lar de uma família, formada por um casal e seus dois filhos de três e seis anos. “A planta não atendia às necessidades do cliente e por isso foi praticamente refeita. Apesar da boa área disponível, os ambientes eram pequenos e compartimentados”, conta a a arquiteta. O pontapé inicial foi demolir a parede entre a sala e a antiga varanda frontal para criar o grande espaço de receber. O ambiente composto por sala de jantar e estar foi projetado em uma paleta neutra, em que predominam os tons fendi, branco e preto. O turquesa entra em cena para quebrar a monotonia.
O home theater, espaço de convivência da família, conta com um enorme sofá que acomoda a todos. Para valorizar o ambiente e garantir maior o conforto visual, a arquiteta apostou em um diferente projeto de iluminação. “Os circuitos de iluminação proporcionam cenários diversos, inclusive luz indireta para deixar o ambiente aconchegante e convidativo. O forro de gesso foi executado com placa acústica para conferir isolamento acústico sob medida”, explica Cristiane, que desenhou ainda o armário sob a escada.
Na área íntima, a suíte master surgiu após a junção com a varanda, ampliando assim a metragem do espaço do casal. No banheiro do casal, o boxe e a bancada ficaram bem espaçosos, enquanto a grande cuba com dois misturadores facilita a rotina dos dois.
Já o quarto do filho mais novo, foi projetado para perdurar por muito tempo. A cama e a bancada de estudos atendem a qualquer idade, enquanto os nichos e os armários podem ser trocados a qualquer momento, conforme mudem as necessidades.
O quarto da menina, tem espaço de sobra para que ela possa brincar e receber as amiguinhas. Como conta com um closet, não precisou acomodar armários.
A cozinha, outro desafio da reforma, passou por mudanças. Já que a porta de acesso à área social ficava em frente ao elevador, a arquiteta reposicionou a entrada, abriu uma porta para o home theater, ambiente isolado do living, e outra diretamente para a sala de jantar.
O destaque do cômodo ficou por conta da área para refeições do dia a dia, em que o porcelanato geométrico e a mesa vermelha roubam a cena. Armários e bancada foram planejados sob medida em diversos tons de cinza para não competir com o restante dos acabamentos.
Por fim, a área gourmet que não existia na planta original. A arquiteta começou pela criação da cobertura com estrutura metálica, além de fechar os vãos com janelas. No pé-direito duplo, um teto de vidro que permite a entrada de luz. Para ter praticidade, a varanda gourmet reúne todos os utensílios necessários, como cooktop, forno elétrico, geladeira, churrasqueira e forno a lenha.
Serviço:
Cristiane Schiavoni arquitetura e interiores
Fone: (11) 3649 4900
www.cristianeschiavoni.com.br
@cristianeschiavoni