Já se foi o tempo onde a cozinha totalmente branca era a preferência, agora as cozinhas coloridas chegaram com tudo. Portanto, mesmo apostando em diversos tons para as cozinhas coloridas, é necessário pensar sempre em uma palavra: harmonia.
O que você encontrará neste post:
Passos para a escolha das cores:
- O primeiro passo é eleger a cor principal e só depois pensar em outros tons e combinações.
- O branco, o preto ou o cinza são boas sugestões para criar um fundo perfeito.
- O tom escolhido pode ser aplicado em diversos pontos: gavetas, armários, mesas, pia, cadeiras, azulejos, pastilhas e pendentes, entre outros componentes. *Dicas da arquiteta Marina Carvalho.
“Não existem regras para ousar na cozinha. O que precisa ser priorizado é o bom senso na execução”, aconselha a profissional.
Separamos mais dicas da arquiteta para as cozinhas coloridas:
Cores na marcenaria para as cozinhas coloridas:
Nessa cozinha assinada pela arquiteta Marina Carvalho, o casal de moradores desejava um ambiente colorido. Assim, os armários em tom de goiaba propiciaram uma composição terrosa com o tijolinho presente nas paredes.
No entanto, ao estabelecer uma base neutra nas paredes e no piso, é possível ousar nos demais elementos. Portanto, a marcenaria poderá receber as cores, sejam elas discretas ou vibrantes. Desde que sempre se respeite o estilo de decoração do projeto.
“Em decorações mais clássicas, por exemplo, recomendo escolher um volume e pintá-lo com uma cor mais sóbria. Verde ou azul escuro são boas alternativas nesse caso”, conta Marina Carvalho. Em outras palavras, investir em uma paleta mais clara também funciona em locais com uma proposta delicada.
Entretanto, e se o morador quiser colocar mais de uma cor na marcenaria, quais seriam os cuidados? Para evitar erros, a sugestão é sempre testar as combinações antes de aplicá-las.
Cores nas paredes das cozinhas coloridas :
Se a decisão for por empregar cores nas paredes, por meio de tintas, azulejos e pastilhas, o segredo é usar um tom neutro e ousar nos demais elementos. “É essencial reforçar que, se a cozinha for muito pequena, será preciso uma atenção redobrada para evitar exageros. Afinal, menos é mais”, afirma a profissional.
Cores nos utensílios e objetos:
Além disso, para quem pretende investir em uma cozinha colorida, mas ainda está inseguro, os utensílios e objetos são ótimas soluções.
Portanto, no nosso site, você encontra também um conteúdo especial sobre tipos de piso para cozinhas . Confira já!