Uma decoração quando bem realizada é capaz de agregar inúmeros valores a qualquer ambiente, inclusive o de levar uma sensação de amplitude para um projeto arquitetônico de um apartamento pequeno. Levar beleza, conforto, charme e modernidade a um espaço também vai muito além do simples fato de “enfeitar a casa”. É preciso avaliar bem o local para começar a construir um projeto de decoração.
O primeiro de tudo é estudar o local, conhecer bem os gostos de quem reside por lá para finalmente a partir dessas informações ir construindo uma ideia. Como resultado disso, temos como exemplo o projeto desenvolvido pelo escritório Andrade & Mello Arquitetura que moldou o novo lar de uma jovem de 25 anos, em São Paulo depois de conhecer as predileções da jovem. “A ideia foi desenvolver um projeto urbano e feminino, já que nos encantamos pela personalidade da cliente”, explica a arquiteta Erika Mello.
O apartamento pequeno tem 55 m² e teve todos os cantos inovados para atender as solicitações da cliente, que queria um espaço para receber, integração e privacidade, closet, penteadeira e o máximo de espelhos possíveis. Além disso, eles eliminaram a varanda e otimizaram todo o layout do local. O resultado do trabalho desenvolvido, você confere abaixo .
O que você encontrará neste post:
A criatividade faz toda a diferença
Logo na entrada, o painel na parede, executado em drywall, chama atenção com suas fendas que montam um mosaico irregular e moderno que se estende até a porta do lavabo. Pensando na versatilidade, o buffet, executado com tampo de vidro, rodinhas e marcenaria, também pode se transformar em uma estação de trabalho e estudo com um simples empurrãozinho. É preciso ser criativo na hora de criar um projeto de apartamento pequeno e os arquitetos aqui, deram um show de talento.
O mobiliário merece atenção e cuidado
A estante, que foi desenvolvida para este projeto de apartamento pequeno aliou a marcenaria planejada e a serralheria. Este mobiliário se destaca pela beleza. Além disso, o móvel que é responsável pela divisão entre a área social e o dormitório, também recebe os objetos decorativos que respondem aos gostos e estilo da moradora.
Chama a atenção ainda no apartamento o painel da TV que além de comportar os eletroeletrônicos, também colabora para a ampliação do ambiente e suas divisões. O móvel ainda serve como armário de roupa, sapateira e organização dos materiais de serviço.
No quarto, a cabeceira, produzida em tapeçaria com estampa geométrica, segue até o teto e conta com uma faixa de espelho. Atrás da cama foi posicionado o closet. Na penteadeira, o escritório inspirou-se na cenografia dos camarins para a penteadeira, que combina a iluminação ideal para as makes da moradora.
A pequena cozinha, que ocupa o lugar do que era varanda, revelou-se funcional. O módulo que fica sob a pedra, acomoda forno e máquina de lavar louças. Sobre a pia, o armário superior acomoda o escorredor de louças, deixando espaço livre para utilização na bancada. O Back-splash tem revestimento em chevron nos tons rosa, cinza e branco ( cores favoritas da moradora). Em um projeto de apartamento pequeno é preciso aliar muito bem todos os setores da casa.
A Iluminação merece destaque
Para a iluminação, os profissionais trabalharam para valorizar cada detalhe. O uso da iluminação também facilita na hora de dar amplitude a projetos de apartamentos menores. “Os spots foram posicionados para fazer a diferença e proporcionar a sensação de aconchego”, completa Renato.
Um apartamento deve ser multiuso
A mesa de jantar, acompanhada pelas banquetas altas, funciona para as refeições do dia a dia e para os convidados da jovem. A estrutura de ferro com o tampo de vidro combina com o modelo alto e contemporâneo da peça.
“A mesa foi posicionada para também delimitar os espaços, já que não existe diferença no piso”. Além disso os pendentes rose gold foram aplicados para deixar a composição ainda mais jovem e delicada”, conta o arquiteto Renato Andrade.
Os profissionais também projetaram um cantinho para humanizar o apartamento. Devido à razão de que por um lado do apartamento a incidência de luz natural é melhor, as plantas também puderam participar da decoração. Elas levam ao ambiente ainda mais vida.
“Priorizamos a área mais iluminada e próxima da janela para produzir um refúgio dentro do próprio lar, além de ser perfeito para receber”, explica Erika. As persianas portanto foram instaladas para regularem a entrada de luz do frontão de vidro. Por ser estrutural, a viga não poderia ser retirada ou modificada. Saiba mais do trabalho dos arquitetos que realizaram este projeto aqui.
Portanto, confira no nosso site algumas matérias com dicas para decorar apartamentos pequenos.