O projeto Sala de Receber, das arquitetas Márcia Nejaim e Suzana Azevedo, da Nejaim Azevedo Arquitetos Associados é um espaço pensado especialmente para reunir pessoas, juntar a família e receber os amigos, seja para um jantar, um bate-papo animado ou uma partida de sinuca.
A sala traz como grande destaque o painel “Botánico Mañana”, criado pelo designer espanhol José Manuel Hortelano-Pi, e que inspira acolhimento e aconchego de imediato para quem entra no espaço. O painel realmente domina o ambiente com sua magnífica vegetação tropical e ajuda a conscientizar sobre a preservação das florestas, conduzindo o debate sobre sustentabilidade proposto pelo tema da CASACOR Pernambuco 2019 – “Planeta Casa”.
Alguns detalhes da sala também chamam a atenção dos visitantes, como o sofá de linhas curvas da Artefacto, que acompanha a tendência atual do mobiliário e transmite a sensação de estar plantado dentro deste ambiente tropical.
Alerta em forma de design
Já a escultura em formato de palito de fósforo, do curitibano Walton Hoffmann, funciona como um grande alerta sobre o perigo das queimadas, enquanto na mesa de apoio com tampo de vidro é possível conferir a escultura em madeira do artista plástico Marcelo Silveira, que também chama a atenção para a preservação dos elementos naturais.
As cores escolhidas para compor a Sala de Receber também atribuem a sensação de ligação com a natureza, especialmente pelo uso do verde e de alguns detalhes em madeira, assim como o painel destaque, é claro.
O espaço conta, ainda, com uma ampla sala anexa cuja cristaleira embutida, executada pela Florense, abriga as louças e os cristais em uma releitura bela e moderna das cristaleiras que eram móveis muito utilizados antigamente.
Apesar do projeto ter muitos destaques, com certeza a mesa de jantar que alterna funções é um diferencial que chama a atenção de todos os visitantes que passam pelo ambiente. Além de ser usada como mesa de jantar, o móvel, que também é criação da Artefacto, serve como mesa de sinuca.
O projeto funciona muito bem como opção que otimiza espaço ao oferecer utilidades diferentes, além de também explorar outro pilar da temática da CASACOR PE 2019, que é o uso da tecnologia dentro de projetos e ambientações.
A parede espelhada com o Spelia bronze, criação da Vivix, ajuda a ampliar o espaço, aumentando a profundidade e conferindo um toque de sofisticação ao ambiente. Assim como a mesa com dupla funcionalidade, a parede espelhada é mais um truque para a otimização de espaço e que pode ser conferida a ambientes pequenos.
Ainda no anexo da Sala de Receber é possível conferir um Gin-Bar que tem a função de atender aos convidados numa noite de drinks ou fim de tarde de muita descontração. É interessante perceber que os espaços funcionam integrados, sem a necessidade dos convidados exatamente trocarem de ambiente para aproveitarem juntos.
No todo, o espaço cumpre com o seu ideal de ser um lugar acolhedor para receber visitas em dias especiais, e que também funciona como ambiente de lazer para os próprios donos no dia a dia. Mais agradável e funcional, impossível.