O espelho atravessou gerações e passou a ter diversas funções dentro de um ambiente. Por mais que sua ideia inicial tenha sido para que a própria imagem fosse refletida, hoje em dia, a arquitetura e o design aprimoraram seus encargos, diversificando bastante o seu uso. A arquiteta Cris Paola, do escritório Studio Cris Paola, trouxe algumas dicas de onde e como utilizar o espelho na decoração. Anote aí as dicas!
O que você encontrará neste post:
Espelho na decoração e a escolha dos locais
O que antes era uma peça reservada apenas para banheiros e closets, hoje o espelho pode ser peça decorativa de qualquer parte da casa. A sua unanimidade de combinar com vários estilos, cores e ambientes, faz com que, adicionar um espelho, quase sempre seja uma escolha certa. Em ambientes pequenos ele passa uma sensação de amplitude, podendo até melhorar a luminosidade do local.
“Nesse sentido, minha sugestão é instalar na parede que esteja no fundo do ambiente, pois assim o espelho refletirá por todo o espaço, causando a amplitude esperada”, indica Cris Paola.
Cuidado com exageros
O espelho na decoração sempre será bem-vindo, porém, como tudo em excesso não é interessante. “Nos projetos que realizo, sempre analiso qual modelo é mais adequado para o ambiente levando em consideração não só o estilo decorativo, como também o tamanho certo. Esses detalhes fazem diferença”, diz a arquiteta.
Momentos em que utilizar o espelho na decoração pode atrapalhar
Por mais que os espelhos combinem com quase tudo, colocá-los em locais errados pode trazer alguns malefícios para o ambiente. Cris Paola afirma que espelhos em locais de concentração devem ter a sua posição e ângulo bem pensados para que o foco na atividade não seja perdido, como por exemplo a sala de TV, que não deve ter a peça fixada atrás do aparelho. “O espelho deve sempre ser usado a nosso favor”, conta a profissional.
Reflexos e demais cuidados
Quando decidimos instalar espelhos pela casa, devemos não só preocupar com a estética mas também com alguns pontos que podem afetar seu bem-estar e segurança. Instalar a peça em locais próximos à luminárias pode ser uma péssima opção, pois o reflexo causado pode gerar um desconforto nos moradores. Por ser um objeto cortante, é primordial que em casas com crianças pequenas dobrem os cuidados durante a aplicação, para que previna um futuro acidente. “O projeto ajuda a mitigar os riscos do espelho na decoração”, revela Cris.