Não há nada como chegar em casa e sentir-se em um ambiente aconchegante. Sendo assim, a decoração da casa faz toda a diferença e pode ajudar muito a trazer bem-estar e a sensação de acolhimento. Algumas tendências de design podem ajudar nessa tarefa. Uma das novidades na decoração é o estilo Hygge, com influências que trazem a luz natural para os ambientes.
Surgida na Escandinávia, essa tendência vem ganhando cada vez mais o gosto dos brasileiros que desejam investir em uma decoração moderna, autêntica e aconchegante ao mesmo tempo. Hygge é aquele sentimento, a felicidade que surge nos pequenos prazeres da vida. É bem-estar, é sentir-se acolhido, em paz, sossegado, confortável, relaxado e livre. Tem a ver não apenas com coisas materiais, mas com o social, e também com o compartilhamento de momentos com os outros.
“O termo Hygge não tem uma tradução literal em português, mas remete a algo que passa a sensação de aconchego e bem-estar.O estilo mistura elementos da decoração típica escandinava e é considerado um modo de enxergar o mundo. A ideia principal é criar ambientes em que as pessoas se sintam bem-vindas. Por isso, um bom lugar para começar a decoração hygge é a sala de estar.” explica Ana Wasen, designer de produto.
Muito além da estética, o Hygge traz conforto e leveza, que pode ser adaptável para qualquer ambiente. Seguem algumas dicas de como usar o estilo em diversos espaços da casa:
Cores em harmonia
Uma das características dessa decoração é a harmonização das cores. Aposte nos tons pastéis e suaves como bege, cinza claro ou off-white. Tons claros garantem delicadeza e sofisticação.
Luz natural
Com o intuito de deixar o ambiente mais intimista, o estilo Hygge prioriza a luz natural nos ambientes. Por isso escolha cortinas leves e fluidas de tecidos como linho ou voal, que possibilitam uma boa entrada de luz.
Móveis em madeira natural
Para definir os móveis que serão utilizados nessa decoração, é preciso pensar nos detalhes. Invista em criado-mudos, mesas de centro e peças com detalhes metalizados que favorecem o design, além de acabamentos em madeira natural, que são aliados na hora de deixar o ambiente mais caloroso.
Texturas
Brinque com as texturas dos objetos! É possível misturar mantas, almofadas, cestos e tapetes felpudos. Basta manter a unidade para que os ambientes continuem aconchegantes e convidativos, sem pesar demais.