Na última terça-feira(17), foi inaugurada a Fábrica de Porcelana da Tramontina em Pernambuco. A fábrica está localizada no Distrito Industrial de Moreno, município que integra a região Metropolitana de Recife, em uma área de 54.318,51 m².Serão mais de 200 novos produtos entre pratos, xícaras, pires, canecas, saladeiras e travessas, somados ao portfólio de mais de 22 mil itens da indústria centenária.
“Ser um bom anfitrião e receber os convidados com carinho é qualidade de quem tem o prazer de fazer bonito. A Tramontina leva isso em seu DNA há mais de um século. Agora, com a nova linha de porcelana, pensamos nos detalhes para ajudar ainda mais o público a preparar o ambiente, para tornar único cada momento”, afirmou a diretora de marketing corporativo, Rosane Mesturini Fantinelli.
O que você encontrará neste post:
O projeto de arquitetura
O projeto de arquitetura foi realizado pela MLN Arquitetura e Design dos arquitetos Otto Neuenschwander, Tota Maia e da designer Paula Albuquerque. ” Todo o projeto desta fábrica foi iniciado do zero. São 70 mil metros de área construída. Nós já tínhamos visitado outras fábricas de porcelana em Portugal. Alguns pontos foram remodelados, de acordo com tamanho das máquinas . Outro destaque foi o uso da tipografia do terreno que utilizamos a favor da fábrica”, contou Otto.
Os galpões são telados o que protege os produtos de qualquer contaminação e proporcionam também um maior conforto aos funcionários pela circulação do ar. O escritório também foi responsável pela outra fábrica da Tramontina no Estado de Pernambuco, a que fica no bairro da Várzea.
Saiba como surgiu a Fábrica de Porcelana da Tramontina
A Tramontina Porcelana surgiu a partir de pesquisas de mercado iniciadas em 2014. Desde então, a marca iniciou esforços para produzir internamente e estampar o próprio nome em conjuntos conhecidos como louça branca, de material nobre.
“O segmento apresenta poucos fabricantes no Brasil e, por isso, há ampla demanda hoje não absorvida com a oferta existente. Observamos aí uma grande oportunidade, principalmente para mercados de grande volume, como hotéis e restaurantes”, afirma o diretor da Tramontina, Rui Baldasso. A fábrica com capacidade de produção de 46 mil peças por dia, utiliza inteligência artificial e robotização para garantir maior eficiência e produtividade.
O funcionamento
As máquinas da fase de conformação determinam o melhor arranjo das peças nos fornos, cujo carregamento e o descarregamento é feito com base em uma lógica pré-estabelecida, preservando a estabilidade térmica do equipamento. O sistema de abastecimento para fase de esmaltação é pré-dimensionado em função das características de cada produto. Além disso, a utilização de energia, ar comprimido, gás e água é monitorada remotamente e também pode ser regulada a distância. A nova fábrica com ajuda de inteligência artificial tem capacidade de produzir 46 mil peças/dia.