O Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, recebe neste final de semana, de 1° a 03 de julho, a Feira na Rosenbaum. A feira percorre capitais do país promovendo o design independente, o artesanato contemporâneo e a arte brasileira, apresentando criações autorais em uma atmosfera multissensorial que inclui uma narrativa visual, sabores, música, cenários e encontros.
São objetos, joias e acessórios, roupas, mercearia, além de cheiros e aromas. Para esta edição da Feira na Rosenbaum, foram selecionadas 65 marcas de criativos de todo o Brasil que apresentarão produtos autorais de decoração, moda, bem-estar e gastronomia, em um ambiente inclusivo de acolhimento e pluralidade.
Em formato de plataforma criativa, a Feira na Rosenbaum tem curadoria de Cris Rosenbaum. “Minha curadoria passa pela identidade dos trabalhos, o que eles têm para contar. Na Feira as pessoas podem encontrar artistas e designers que venho conhecendo ao longo desse tempo, e também parcerias frutos dos encontros proporcionados por esse movimento, que são, para mim, o maior motivo de celebração dentro dessa rede que conseguimos criar juntos”, explica a curadora.
A convite da Feira na Rosenbaum, o arquiteto e urbanista Diogo Viana assina as produções do espaço expositivo, das ações culturais e de responsabilidade social que acontecerão durante os três dias.
As atividades que ocorrerão na Feira na Rosenbaum
Em sua participação no Mercado Eufrásio Barbosa, a Feira na Rosenbaum promoverá várias ativações sociais, artísticas e culturais no Lounge de Convivência, criado especialmente para esta edição, cederá espaço para atrações musicais, palestras e talks.
Entre os destaques, a consultora Lili Tedde, representante do Studio Edelkoort South, reconhecida por aproximar a renomada analista de tendências holandesa Lidewij Edelkoort à cultura brasileira. Lili faz palestra no domingo, 03, às 16h, com o tema Animsm, um termo que fala de vida, espírito e respiração. Segundo ela, é a crença de que todos os objetos, lugares e criaturas têm uma energia espiritual, e que tudo tem vibrações e vida.
Também entre os convidados, a advogada Karine de Oliveira Mascena fala sobre diversidade e acolhimento na perspectiva da justiça restaurativa, na sexta, dia 1º, às 16h; o jornalista Júlio Cavani, que vai falar na sexta, dia 1º, às 17h, sobre o livro “Janete Costa Arquitetura, Design e Arte Popular”, editado pela Cepe; e o jornalista e escritor Bruno Albertim, que fala, no sábado, dia 02, às 16h, sobre seu mais recente livro, Diário das Frutas, com reprodução de 12 quadros originais da artista plástica pernambucana Tereza Costa Rêgo, falecida em 2020.