Será inaugurada nesta quinta-feira (25), a Galeria Marco Zero. O empreendimento tem como foco o fortalecimento do mercado das artes visuais do nordeste. Sob o comando dos galeristas Eduardo Suassuna e Marcelle Farias, a Galeria Marco Zero ocupa um espaço de 600m² , na Zona Sul do Recife.
O projeto arquitetônico, foi assinado por Carlos Augusto Lira. No entanto, toda a parte luminotécnica é de autoria da arquiteta Márcia Chamixaes.
O que você encontrará neste post:
Alguns dos artistas presentes na Galeria Marco Zero
A galeria reúne obras de diversas vertentes, expressões, períodos e estilos. Entre os destaques Gilvan Samico, Abelardo da Hora, Cícero Dias, Gil Vicente, Francisco Brennand, Burle Marx e Vicente do Rego Monteiro. Além de Tereza Costa Rêgo, Reynaldo Fonseca, Lula Cardoso Ayres, Carybé, Di Cavalcanti, Portinari, Tomie Ohtake, Abraham Palatnik, Rubem Valentim, José Cláudio e João Câmara.
Por lá também Tunga, Miguel Rio Branco, Paulo Pasta, José Damasceno, Rodrigo Andrade, Túlio Pinto, Emmanuel Nassar, Felipe Cohen, Tatiana Blass, Tulio Pinto, Paulo Whitaker. Além de jovens artistas locais como Ramonn Veitez e Rayana Rayo.
A proposta da Galeria Marco Zero
Fomentar a produção local e descentralizar a circulação da arte para além do eixo Rio-São Paulo. Além de estabelecer conexões entre a criação local e expoentes nacionais.
Além disso, a Marco Zero também abriga uma biblioteca especializada para o exercício da diversidade e a construção e difusão do conhecimento.
“Pernambuco é um celeiro de grandes e futuros artistas que iremos trabalhar para dar a visibilidade que a potência criativa local merece. Esse movimento se dará com capilaridade estratégica e capacidade de fazer pontes com as grandes galerias do País. Queremos sempre propor novas perspectivas sobre a arte e para a função social que pode ter uma galeria, fomentando debates”,conta Marcelle Farias.
Gilvan Samico – Devorador de Estrelas é a mostra inaugural
Na arte de Gilvan Samico (1928-2013), astros, seres míticos, humanos e animais orbitam com uma liberdade própria da natureza dos sonhos. Portanto, a poética de Samico está de volta ao Recife, com a exposição “Devorador de Estrelas”. A mostra tem curadoria de Moacir dos Anjos.
Além disso, na sua trajetória, Gilvan Samico congregou essa identidade local, sem jamais deixar de dialogar com o universal. Já esteve presente em instituições nacionais e internacionais, como o MoMa, em Nova York. Em outras palavras, ele desafiou qualquer tentativa de barreira à sua visão. O pernambucano desenvolveu um estilo próprio, mantendo um diálogo com a cena artística do seu tempo.
Desde 2014, um ano após sua morte, o Recife não recebia uma exposição individual do artista. Portanto, na mostra inaugural da Marco Zero, o público poderá conferir cerca de 60 trabalhos de Samico, desde a década de 1960 até suas últimas gravuras. Para o curador Moacir dos Anjos, é uma oportunidade do público da capital pernambucana se aproximar mais da sua obra. “O título da exposição faz referência a uma obra de Samico e enfatiza várias diretrizes do seu trabalho. Ele foi um artista que se nutriu de muitas influências, muitas informações, para construir sua obra.
“É da maior importância a exposição ‘Devorador de Estrelas’ da Marco Zero, ao trazer de volta a obra de Samico, com grande cuidado curatorial e expositivo”, diz Mateus Samico, neto de Samico.
Serviço:
Devorador de Estrelas Abertura- Gilvan Samico
Visitação: 26/11 a 06/02/22.
Galeria Marco Zero: Av: Domingos Ferreira, 3393 – Boa Viagem, Recife – PE.
De segunda a sexta, das 10h ás 19h. Aos sábados, das 10h ás 15h.
Aceso gratuito.
Contato: 37873040.