Reencontro é uma das palavras que as pessoas mais tem em mente nos últimos meses. O isolamento por conta da pandemia tem gerado uma ânsia por esse fim do distanciamento, para que todos voltem a se encontrar. Com essa temática, foi construído o Gazebo do Reencontro, pelo escritório Dubeux Vasconcelos Arquitetura para o Janelas CASACOR PE.
“ O reencontro por causa desse momento em que estamos vivendo é o que queremos. É o estar perto de quem amamos, da nossa família e amigos. E pensando assim, criamos o Gazebo do Reencontro, um espaço propício para isso, com um layout funcional, que propicia a reunião das pessoas em volta de uma mesa, até porque cozinhar também é uma forma de servir amor. É esse o nosso espaço de convívio”, explica Luiz Dubeux.
No espaço do Minha Casa Financiada, a dupla de arquitetos criou um local ideal para reunir pessoas queridas em uma casa com amplo jardim, equipamentos e boa comida e bebida. Objetos e obras de arte estão reunidos no ambiente, contando histórias da família, seus hobbies, prazeres e viagens. A junção da arte nos espaços da arquitetura é uma das marcas destes arquitetos. “Neste momento de reclusão, precisamos estar cercados das pessoas que importam, e de objetos afetivos que contam a nossa história”, afirma Luiz Dubeux.
Sustentabilidade no Gazebo do Reencontro
Além disso, o ambiente tem como destaque também a questão da sustentabilidade. O projeto deste ano está muito ligado ao reaproveitamento, a reutilização e ao afetivo. Reaproveitamento de materiais, onde por exemplo, a bancada foi reutilizada de um outro projeto, o da CASACOR PE do ano passado. Os vidros são reciclados, as cerâmicas foram feitas por uma ceramista local, o tijolinho é de Garanhuns. “É também uma forma de enaltecer a região, as nossas raízes”, destaca Dubeux.
Portanto, o Gazebo do Reencontro pode ser conferido neste endereço: entrada principal Social D; Shopping Recife, R. Padre Carapuceiro, 777 Boa Viagem, Recife-PE