O Gerenciamento de Projetos para o setor da arquitetura é de extrema importância pois garante ao profissional uma melhor forma de gerir o seu negócio. “No planejamento e gerenciamento de sua equipe, utilizando as boas práticas do Gerenciamento do Projeto, o arquiteto irá mitigar riscos aos objetivos especificados no escopo do projeto, maximizando a efetividade de seus resultados”, explica o administrador e consultor especialista pela FGV em Gerenciamento de Projetos, Fábio Didier.
O que você encontrará neste post:
O que é o Gerenciamento de Projetos?
A Gestão de Projetos reúne diversas ferramentas e conhecimentos. De acordo com Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI), um projeto é: ‘ Um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas’.
Um projeto é:
- Temporário;
- Gera resultado único;
- Elaborado progressivamente.
O ciclo de vida de um projeto:
- Início;
- Preparação e organização;
- Execução;
- Encerramento.
Você sabia?
Hoje, 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo é investido em diversos tipos de projetos;
Atualmente existem mais de 400 mil profissionais certificados no mundo em Gestão de Projetos, mas mesmo assim ainda faltam pessoas qualificadas;
São muitos os tipos de projetos. Esses são os mais conhecidos: Projeto de pesquisa, projeto de lei, projeto social, ambiental e projeto de sistemas.
* Fonte: Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI)
O principal benefício do Gerenciamento de Projetos na arquitetura:
“Ao maximizar a aplicação de bons controles no Gerenciamento de Projetos para a arquitetura, o profissional garante a inserção de seu escritório em um nível de excelência reconhecido pelos seus pares e clientes. Isso, fará com que a sua marca transmita segurança quando for escolhida para os mais diversos portes de projetos, profissionalizando sua gestão”, reforça Fábio Didier.
Os outros benefícios do Gerenciamento de Processos:
- Riscos minimizados;
- Agilidade para decisões;
- Engajamento Equipe;
- Satisfação dos clientes.
Já ouviu falar em PMBoK?
“É a base teórica reconhecida internacionalmente para o gerenciamento de projetos, por trazer linguagens e práticas padronizadas que permitem que pessoas e organizações de diferentes localidades sigam um padrão único de Gerenciamento de Projetos”, explica Fábio Didier.
Processos que compõem o PMBok:
- Integração;
- Escopo;
- Tempo;
- Custo;
- Qualidade;
- Recursos Humanos;
- Comunicações;
- Riscos;
- Aquisições;
- Partes interessadas.
Esse conteúdo foi útil para você? Queremos a sua opinião. Portanto, dando sequência ao assunto, te convidamos para conferir outro conteúdo sobre Dicas de Gestão para alavancar o seu escritório de arquitetura e também uma matéria completa sobre Plano de Negócio voltado para arquitetos.