Gray Portela é médico oncologista por formação. Paraibano de nascença, encontrou em Petrolina/PE um lar e também foi lá que descobriu uma nova forma de terapia, a arte. O sucesso é tanto que ele está sendo homenageado na 24ª edição da Casa Cor Pernambuco, no “O Ateliê do Artista”, ambiente criado pelas arquitetas Karla Rivas, Emiko Arrunategui e Doró Meira, que desenvolveram um espaço para pintar, inspirar, cozinhar e apreciar.
O que você encontrará neste post:
Gray Portela irá reunir artistas e arquitetos em evento na CASACOR PE
Na próxima quinta-feira(24), o artista reunirá na CASACOR PE grandes nomes do mundo da arte pernambucana e arquitetos de peso para conversar sobre o seu trabalho e também para celebrar o reconhecimento que vem tendo na capital pernambucana.
As obras de Gray vem chamando a atenção de quem passa pela CASACOR PE. Com alguns quadros já vendidos, o paraibano radicado em Petrolina vem conquistando os recifenses com a sua forma de pintar e criar arte em quadros expressivos.
Gray Portela e a arte
O médico oncologista e artista plástico Gray Portela encontrou na pintura uma terapia e fundou ONG para atender pacientes com câncer de mama. Foi diagnosticado com transtorno do espectro do autismo. Após uma Síndrome de Burnout em 2018, decidiu iniciar carreira profissional como pintor e escultor. Suas pinturas tem inspiração no cubismo e recebem influência do expressionismo e da Pop Art.
E foi na arte que ele encontrou um grande auxílio e combustível. Começou a fazer aulas de desenho, grafite, pintura e escultura.
O poder da cor azul nos trabalho de Gray
O azul é um dos tons mais presentes na arte de Gray Portela. Ele descobriu que a tonalidade que sempre foi uma preferência pessoal, também carrega muito misticismo e dualidade. Para Gray, essa cor apresenta os contrastes e profundidades do existir da raça humana.
“Minha arte tem tudo a ver com Oncologia porque o câncer é uma grande lição de humildade, fé e esperança, então eu sempre tento ressignificar o que é ser humano, por isso minhas obras são figurativas com predomínio dos tons azuis, sendo um eterno questionamento do que nos torna humanos”, conta Gray Portela.
Participação em exposições
- Em 2019, expôs em Nova Iorque e São Paulo;
- Foi entre 2020 e 2022, com a pandemia que o artista realmente sentiu a necessidade de construir seu próprio ateliê;
- Criou a Oficina Gray Portela, com 400 metros quadrados, situada na zona rural de Petrolina, em Pernambuco, onde reside atualmente;
- De 2020 para 2021, começou a atender gratuitamente pacientes carentes portadores de câncer de mama, sendo fundada a ONG Casa Azul. No ano passado, Gray Portela dedicou seu tempo livre à criação do Podcast “Em Casa Oncologia”, buscando divulgar a ONG e discutir temas relacionados à doença.
- Voltou a produzir novas séries figurativas em 2024, todas em grandes formatos, incluindo painéis que chegam a medir cinco metros e telas de três por dois metros.
- Atualmente, participa com frequência da feira Expo Arte, na Art Lab Gallery, em São Paulo.
O projeto arquitetônico do espaço “O Ateliê do Artista” na CASACOR PE
O ambiente de tons claros e terrosos, destaca a arte de Gray Portela. As arquitetas apostaram no pé direito duplo com curvatura de cinco metros de forro vinílico de madeira que representa as ondas do São Francisco, passando a ideia do infinito, que cria uma identificação ainda maior com a ideia central do projeto que fala sobre “ressignificar e transformar”.
O espaço reflete toda a jornada do médico autista que redescobriu a arte. Tons azuis em arte 2D iluminam as paredes brancas, contrastando com o os tons terrosos , evocando o eldorado do Nordeste e o brilho das águas do velho Chico ao pôr do sol.
Há 20 km de Petrolina está a Oficina Gray Portela, onde é possível também conferir um acervo permanente e suas novas obras. Por lá, o visitante pode adquirir as peças. Mas é necessário fazer um agendamento prévio. Os contatos devem ser feitos pelo Instagram da Oficina Gray Portela.