Pioneiros em realizar projetos conectando marcas e artistas globais, a dupla brasileira Marina Bortoluzzi e Marcelo Pimentel -“Art Creators” e fundadores do Instagrafite, plataforma mundial de artes visuais fazem a ponte entre agências e marcas para o universo da arte.
Abriram espaço para a arte visual se manifestar em superfícies inéditas em praças, quadras de esportes, pistas de skates, metrôs, ruas e outros formatos inusitados, como, por exemplo, transformar o mar em uma galeria de arte a céu aberto com velas ilustradas por artistas conhecidos internacionalmente, fruto de sua curadoria.
O que é o Instagrafite?
“O Instagrafite é um modelo de negócio criativo com expertise no segmento da arte, que vem cada vez mais sendo reconhecido em brainstorms de marcas e agências, presente em campanhas globais. Buscamos contextualizar a arte nos lugares mais inimagináveis, a fim de quebrar essa barreira do que já foi visto. Através da tecnologia, queremos interagir cada vez mais com o público observador e promover mais instalações e arte digital. Existe ainda muito espaço para ser explorado”, comenta Marcelo Pimentel.
Projeto The Walt Disney Company Brasil
Um projeto recente foi desenvolvido para compor a decoração do novo escritório da The Walt Disney Company Brasil em São Paulo. O Instagrafite fez a curadoria convidando seis artistas brasileiros, que apresentam diferentes técnicas, experiências e subjetividades, para trazer formas e cores ao local.
O artista e ilustrador Renan Santos realiza a pintura do Mickey, representada pela palavra “Magia”, Star Wars ganha os traços de Ana Novaes, acompanhados pela palavra “Força”, os Irmãos Credo ilustra os Super Heróis Negros da Marvel, que constituem o “Poder”, a artista Nina Satie ficou com o mural das Princesas, que carregam a “Coragem”, Bruno Mota é o responsável pelo lema “Amizade” do marcante Toy Story, e Gabriel Ribeiro traz a natureza de National Geographic para o espaço, simbolizando a palavra “Repensar”.
11 anos de Instagrafite
O marco de 11 anos do Instagrafite também sincroniza ao fato da dupla abrir caminhos para artistas embarcarem em oportunidades que antes não existiam.
“O Instagrafite ganhou vida para mostrar que o artista não está só. Nosso papel é estimular e fortalecer os artistas, em suas diferentes subjetividades, para viverem da sua arte, criando oportunidades através de nossos contatos e curadoria. Com mais projetos reconhecendo as artes visuais como uma identidade e um elo de comunicação, mais conexões se abrem para a comunidade artística”, divide Marina Bortoluzzi. Na atual fase, o Instagrafite se posiciona como uma “Art-Centric Agency ®”, uma marca global e multidisciplinar em que a arte contemporânea é o veículo de conexão de projetos em vários formatos.
Novos projetos
- Entre os cases mais novos, está um para a Adidas, onde o Instagrafite representou a versão brasileira da campanha global “I’m Possible” na curadoria e produção com a artista Aline Bispo que homenageou 4 influenciadoras dos esportes.
- Outra grande campanha global que o Instagrafite participou, desta vez para a marca Ballantine’s desenvolvida aqui no Brasil pela agência CP+B, promoveu a cocriação entre a artista norte-americana Shawna X e artistas brasileiros para revitalizar alguns pontos do Rio de Janeiro e São Paulo e ilustrar o “Carnaval Fora de Época” em lugares de passagem dos blocos mais tradicionais das duas cidades.
- Com a curadoria do Instagrafite, as novas garrafas de edição limitada da marca criadas por Shawna X inspiraram uma collab para que a artista Juline Lobão pintasse praças de São Paulo e Thiago Thipan, as ruas do Rio de Janeiro.
- Pinturas com mais de 40 metros de comprimento foram estampadas em 3 praças em SP e 3 ruas no Rio de Janeiro.
Campanha especial para as mulheres
Outra campanha notável que homenageia a representação feminina das motoristas parceiras da marca 99 tem a curadoria e produção do Instagrafite para tornar as ruas mais seguras, graças às artistas mulheres convocadas para colorir painéis espalhados por seis cidades brasileiras.
Unidos à tecnologia, com iluminação em LED e tinta especial refletora abrem, os murais são mais que transformações estéticas, abrem caminhos noturnos mais tranquilos para as mulheres nos roteiros: do Minhocão, em São Paulo com arte pintada pela artista Bea Corradi; em Campinas (SP) com mural pela artista Gim Martins; no Rio de Janeiro (RJ) pela artista Bruna Romero aka Bruna Frog; em Recife (PE) pela artista Stephany Lima; em Salvador (BA) pela artista Maria Mariô e em Porto Alegre (RS) pela Pati Rigon.
No nosso site, você pode encontrar diversos conteúdos que falam sobre a arte urbana.