Em um ano cheio de mudanças provocadas pela pandemia do Covid-19, a CASACOR PE foi adiada, mas se reinventou e apresenta agora uma edição especial do projeto “Janelas”, que tem o objetivo de refletir sobre a casa a partir do pós-pandemia.
A mostra acontece de 6º de novembro a 20 de dezembro e apresentará 13 ambientes que serão instalados em contêineres com fachadas de vidro. Os projetos poderão ser contemplados em vários pontos estratégicos e de grande visibilidade da cidade do Recife.
No total, serão sete unidades com 15 metros quadrados e outras seis unidades com 30 metros quadrados de área. “O mais gratificante é que, em um ano cheio de dificuldades, o Janelas CASACOR de Pernambuco será recheado de belas novidades e está sendo planejado para interagir de forma harmônica com a cidade e sua paisagem”, contou Isabela Coutinho.
O conceito da edição “Janelas” propõe experiências físicas e digitais, batizada de “figital”, para expor as reflexões do nosso tempo e para o futuro. Além de contemplar os ambientes através das vitrines, gratuitamente, as pessoas poderão usar QR Code para fazer tour virtual e ainda acompanhar a produção de vários conteúdos, através das redes sociais. Serão gerados vídeos com narrativas dos arquitetos sobre seus espaços e direcionamento dos visitantes ao Marketplace dos patrocinadores e fornecedores envolvidos.
O Shopping Recife será o local com maior concentração de ambientes. Cinco espaços estarão estrategicamente visíveis no primeiro piso do mall, além de espaço para exposição de objetos e utilitários de arte e design dos artesãos, apoiados pelo SEBRAE, pela arquiteta Michele Gil Rodrigues.
Ainda no centro de compras, uma caixa de vidro projetada pela arquiteta Marylia Nogueira para a Deca. Na área social C (próximo do acesso aos cinemas) mais dois espaços, sendo um assinado por Dubeux e Vasconcelos para o Minha Casa Financiada, e outro da UNINASSAU, com projeto de estudantes e seus orientadores do curso de Arquitetura. Completando o conjunto de vitrines do Shopping Recife, na área externa da 5ª, estará o ambiente da Moura Dubeux, com ambientação de Zirpoli Arquitetura.
O que você encontrará neste post:
Navegabilidade no Janelas
Os outros contâiners estarão em pontos de grande visibilidade no Recife. No Parque Dona Lindu, a proposta das Arquitetas PE trás a moradia pós Covid. No 2º Jardim de Boa Viagem, dois ambientes: André Carício será o arquiteto do espaço da Haut Incorporadora, e Ju Nejaim. Márcia Nejaim e Suzana Azevedo prometem um belo projeto para o ambiente da Vivix Vidros Planos, no Marco Zero. We Arquitetos é o escritório da vitrine da Rua da Aurora. Na Jaqueira, Romero Duarte Arquitetos.
Um dos destaques é a alternativa dos visitantes fazerem um circuito fluvial, por alguns ambientes. Através da navegabilidade, é possível acessar pontos de para próximos a algumas vitrines, às margens do Capibaribe. “Teremos barcos credenciados, com todos os equipamentos de segurança, para fazer o circuito fluvial CASACOR, com paradas em todos os contêineres acessíveis através do Rio”, revelou Isabela.
Circuito social no Janelas da CASACOR PE
Outro destaque do Janelas CASACOR PE, são dois ambientes com função social e propostas de moradias de baixo custo, com soluções criativas, funcionais e estéticas. Esses dois espaços serão doados para as comunidades. Um desses espaços ficará em Brasília Teimosa, com projeto de Josemar Costa e André Azevedo, para as Tintas Coral. O projeto de Luiza Nogueira também será implantado no Entra Apulso, em uma parceria com o Instituto Shopping Recife.
Uma das novidades desta edição é que a mostra ganha destaque regional, com um dos ambientes no Agreste, no Difusora Shopping, com espaço da Copergás, assinado pelo escritório PMZ Arquitetura. “Este é o primeiro passo rumo à interiorização da CASACOR em Pernambuco. A nossa ideia é expandir e contemplar outras cidades do estado já a partir do próximo ano”, finalizou Isabela.