Um projeto ousado, cheio de detalhes vem chamando a atenção nas redes sociais, é uma Casa Secreta que também será uma praça, um projeto desenvolvido pela Jirau Arquitetura e Urbanismo. A Casa Secreta ficará localizada em um condomínio fechado em Chã Grande, no interior de Pernambuco.
“Uma casa misteriosa que não se revela a quem não é muito curioso. Ao mesmo tempo, pra quem é recebido nela, ela será uma casa aberta, fluida, livre. Uma casa para o encontro, para cozinhar e para ver o tempo passando pela janela. Nossos clientes não têm uma rotina tradicional. Ele trabalha em aeroportos, e ela é chefe de cozinha. Vivem em uma ponte aérea e a casa foi encomendada para ser o lugar do encontro”, contou o arquiteto Pablo Patriota da Jirau Arquitetura e Urbanismo .
O que você encontrará neste post:
A origem e os desafios da ideia da Casa Secreta da Jirau Arquitetura e Urbanismo
As questões geográficas do local ajudaram a nortear a ideia e desenvolvimento do projeto da Casa. “Quando fizemos a primeira visita ao terreno, que fica em um condomínio fechado na cidade de Chã-Grande, nos deparamos com uma situação que nos convidou a essa ideia. Um conjunto de fatores nos levaram a essa decisão. Um terreno no qual se chega por cima, onde os clientes não queriam necessariamente aparecer ou ostentar. Uma paisagem orientando a vista e os acessos para a cota mais baixa”, explicou Pablo.
Mas foi também devido às questões geográficas do terreno que muitos desafios foram surgindo. “Todo projeto é um desafio. Iluminar e ventilar a casa, sendo que ela é semi-enterrada, foi uma questão importante, que também resultou na solução estética da ‘praça’ ” , disse Pablo.
Sendo assim, os ambientes onde a permanência do casal e amigos são mais prolongados, o escritório de arquitetura definiu amplas aberturas orientadas para o leste, onde se é possível obter a melhor ventilação e a melhor vista. ” Já para iluminar alguns ambientes mais no centro da planta, nós criamos clarabóias que se projetam sobre a praça, evitando qualquer perda de privacidade. Através delas, nós capturamos a luz e a ventilação para esses ambientes”.
Por lá também há sustentabilidade
No projeto da Jirau Arquitetura e Urbanismo será possível encontrar muita sustentabilidade. Confira!
- Captação de água pluvial;
- Tratamento e reuso de águas cinzas;
- Até a escolha de materiais, passando por ventilar e iluminar naturalmente os ambientes.
Os detalhes internos
Na ambientação, a equipe de arquitetura não poupou detalhes. Por lá, pisos de cimento queimado, laje em concreto aparente, ladrilhos hidráulicos e paredes com pinturas e acabamentos mais rústicos foram a paleta utilizada. “Como a nossa cliente é chef, a gente caprichou na cozinha, que fica integrada à sala. Tudo em inox, com uma pegada industrial e um ar que sai um pouco dos madeirados do dia a dia”.
No quesito dos tons predominantes, foi definido o uso do concreto aparente. Por lá também muita pedra natural e esquadrias com alumínio preto e vidro incolor.
As medidas dos ambientes
- O terreno: 582m²;
- A casa: 193m²;
- A praça: 224m².
O projeto da Jirau Arquitetura e Urbanismo é diferenciado. Para os arquitetos, que seguem os passos dos mestres da arquitetura moderna pernambucana, a ousadia e o pensar fora da caixa foram determinantes na hora de criar. ” O principal desse projeto é a chance de sair do script. Projetar o que o terreno pede, sem mirar nas expectativas dos clientes apenas. Está sendo especial criar uma casa em que a sua coberta é uma laje plana que fica em um nível que pode ser acessado pela rua de cima. Uma casa ‘sem fachada’, invisível”, pontuou Pablo, que ainda destacou o seu pensamento sobre o resultado final da construção, “É um gesto poético. Quando temos a oportunidade de fazer arquitetura assim, a gente consegue extrair o nosso melhor”. A casa será entregue no próximo ano.
No nosso site, você pode conferir também diversos projetos de casas para você se inspirar. Confira!