Neste sábado (16), acontece o lançamento oficial do livro “Lina Bo Bardi & Studio de Arte Palma | Revived Masterpieces from Bittencourt House”, que tem como curador, o galerista Sergio Campos e o designer Lucas Jimeno Dualde.
O trabalho apresenta uma pesquisa inédita realizada a partir do resgate e restauração dos móveis do Studio de Arte Palma, dirigido por Lina Bo Bardi e Giancarlo Palanti, para a casa encomendada pelo médico Mario Taques Bittencourt ao arquiteto Vilanova Artigas. A casa modernista, finalizada em 1950, representa o feliz encontro das vanguardas do design e da arquitetura em São Paulo.
Confira os detalhes do livro “Lina Bo Bardi & Studio de Arte Palma | Revived Masterpieces from Bittencourt House”
O projeto literário apresenta uma extensa documentação, incluindo fotografias antigas da casa e dos móveis, desenhos feitos à mão e manuscritos de Lina Bo Bardi.
Com as contribuições textuais de Sergio Campos, fundamentadas em suas pesquisas anteriores para o livro “Lina Bo Bardi Designer” de 2022, este lançamento também presta homenagem ao pioneirismo de Lina e sua influência marcante sobre a primeira geração de designers modernos brasileiros.
O livro documental, com edição e design gráfico pela empresa espanhola “This Side Up”, foi organizado por Lucas Jimeno Dualde, designer catalão que reside em São Paulo há mais de uma década.
A obra literária tem início com o argumento de Lina Bo Bardi sobre a relevância das tradições culturais e da arte popular brasileira ao abordar o desenvolvimento do design industrial. Como designer, enfatiza não apenas a estética e a funcionalidade, mas também o contexto cultural e social em que os produtos são criados e utilizados.
Sobre a exposição
Com curadoria de Sergio Campos e expografia a cargo de Lucas Jimeno Dualde, a exposição reúne na Casa de Vidro, a icônica residência dos Bardi, 11 peças do mobiliário restaurado da Casa Bittencourt proporcionando uma oportunidade ímpar de conhecer o mobiliário que representa importante recorte histórico do diálogo entre arquitetura moderna brasileira, já internacionalmente respeitada na época, e a impactante coleção de móveis conceituais que antecederam em um ano os móveis que Lina criou para a Casa de Vidro.
Como visitar a CASA DE VIDRO ?
Rua General Almério de Moura, 200, Morumbi, São Paulo, SP
Quintas, sextas e sábados | 10h, 11h30, 14h e 15h30
Agendamento e ingressos: institutobardi.org.br
Visitação da expo: 21 de março a 06 de abril