É das arquitetas Aline Fernandes e Bárbara Morato todo o conceito desenvolvido no projeto Livraria CEPE, que teve como inspiração a figura do oleiro. A dupla ressalta que, no sentido espiritual, “o oleiro representa a criação e origem do homem a partir do barro, material usado de forma criativa como protagonista do espaço”.
Sua beleza e rusticidade reforçam o regionalismo, enaltecendo a cultura pernambucana. O espaço da moderna livraria foi projetado em um container de 37m² para receber parte do acervo da Companhia Editora de Pernambuco.
A Livraria CEPE conta, ainda, com uma acolhedora área externa, onde os visitantes podem apreciar uma boa leitura, é claro!
Tendências
Utilizando da tendência de pequenos formatos, o ambiente se torna agradável e estimulante ao mesmo tempo, enquanto os materiais dispostos pelo espaço parecem ter sido consequência do projeto e do conceito harmonioso e bem elaborado.
A lista de materiais utilizados na ambientação, assim como de designers parceiros também mostra que as arquitetas trabalharam em conjunto com muitos outros profissionais, o que agrega ainda mais a ideia de valorização do trabalho e arte nacionais.
Entre os parceiros estão:
- Estante – Finger Casa Forte – acabamento corten;
- Poltrona, mesa lateral, cadeira escrivaninha e luminária acima da bancada – Jader Almeida para Itálica Casa;
- Escrivaninha – Casa Holanda (acervo de família)
- Banco de madeira e couro, e banco de madeira da área externa – Marcenaria Olinda
- Quadro – Romero Andrade Lima
- Luminária de piso – Studio Ita
- Iluminação – Light Design
- Tapete – Adroaldo Tapetes
- Piso – Biancogres por Refinare
- Lajotas da parede e fachada – Obi
- Vidros – Vivix
- Almofadas – Finestra Cortinas
- Cadeiras – Casa Pronta
- Totens – Desenho das arquitetas
- Paisagismo – Cactus Flores Casa Forte
Na paleta de cores predominam os tons terrosos, revestimentos rústicos e o preto. As cores foram exatamente pensadas com inspiração no oleiro, a pessoa que beneficia o barro e o transforma em arte. O barro, no caso, representa a origem pernambucana das arquitetas.
A cor preta também tem a intenção de trazer mais modernidade ao projeto.
A iluminação foi muito planejada, e é um ponto de destaque no projeto. O quesito foi pensado para valorizar os livros, por isso foram utilizados perfis lineares em todas as prateleiras, deixando os livros em evidência. “No forro, temos apenas três pontos de luz. Dois deles funcionam como iluminação geral, e um deles como ponto focal, iluminando o quadro. Já na fachada, usamos luminárias que iluminam os cobogós de lajota desenhado por nós”, explicam as profissionais.
O grande destaque da Livraria CEPE é mesmo a valorização da cultura regional, visitável em todos os campos do projeto, desde a arquitetura, ao acervo da editora, curadoria de obras de arte e o paisagismo.
E o resultado não poderia ser mais agradável aos olhos e convidativo aos visitantes que passam pela CASACOR Pernambuco 2019. “Ficamos muito satisfeitas com o resultado do nosso projeto e, principalmente, com a repercussão tão positiva dentro da mostra. Acreditamos que através da nossa livraria pudemos mostrar a nossa identidade e despertar boas sensações e memórias afetivas a todos que visitam o espaço”, comemoram as arquitetas Aline e Bárbara.