Um projeto criado ainda na faculdade foi aprimorado ao longo dos anos e recentemente ganhou forma física, é o livro “ Prédios do Recife” da arquiteta Maria Laura Pires. Composto por fotografias da própria arquiteta, o livro foi impresso recentemente através de um financiamento coletivo e reúne fotos de vinte prédios com informações técnicas e contexto histórico.
O que você encontrará neste post:
A valorização da arquitetura modernista
A obra foi idealizada e fundada com o objetivo de pesquisar, documentar e dar visibilidade ao patrimônio arquitetônico Modernista da cidade do Recife.
“ É uma arquitetura que merece ser valorizada porque faz parte da nossa história. O Modernismo foi muito importante para diversas áreas. Em outras palavras, quero atingir todo mundo, não só os arquitetos, mas também a população geral. Tem gente que não conhece, não vivencia a cidade e o livro vem oferecer isso, fazendo com que as pessoas conheçam e valorizem. É uma verdadeira educação patrimonial”, explica Maria Laura Pires.
O início do livro ” Prédios do Recife”
Maria Laura Pires criou em 2016 uma página em uma rede social e juntou a sua paixão pela arte e arquitetura, e começou a expor suas fotografias. Depois disso, a página começou a gerar debates e discussões sobre a falta de preservação de edificações importantes da cidade do Recife.
Com o que foi arrecadado no financiamento coletivo, foram impressos 500 exemplares do livro “Prédios do Recife” que podem ser adquiridos através do site do projeto.
Próximas novidades
Sobre os novos projetos, ela revela: “Quero fazer uma edição especial bilíngue do livro “Prédios do Recife”, em capa dura, mas preciso de apoio para realizá-la. Ainda há muitos prédios para serem abordados”.
No nosso site, você encontra também uma matéria onde apresentamos alguns livros inspiradores que irão te ajudar na organização da casa. Boa leitura!