A Loja de Artesanato é o espaço assinado pela arquiteta Ana Maria Pedroza, que priorizou a criação de um ambiente que funciona como base para destacar o artesanato pernambucano: “A arquitetura é apenas o suporte, como uma coadjuvante de toda a cena”, explica a profissional.
Com 85m², o espaço foi desenvolvido em parceria com o Centro de Artesanato de Pernambuco e o Sebrae Pernambuco, e traz uma curadoria que passa por todas as regiões do estado, apresentando um apanhado especial de peças para os visitantes da CASACOR Pernambuco 2019.
A paleta de cores da Loja de Artesanato destaca o verde e o amadeirado, tons alegres, mas discretos e que não concorrem com os tons das peças de artesanato. As paredes internas receberam o acabamento Velvet, lançamento da Coral, nas cores Trevo Pálido e Folha de Mate.
A fachada traz pintura em acabamento matte da linha Decora, nas cores Madeira Acinzentada e Trevo Pálido, também da Coral. O piso é um porcelanato cinza, chamado Pietra de Bergamo, da Cerâmica Elizabeth e remete ao granilite, enquanto o forro e parte do trecho da parede foi executado pela Só Forros, com material da Ara Forros, réguas de PVC com acabamento madeirado na cor Taupe.
Sustentabilidade
Toda iluminação é em LED e foi especialmente pensada para atribuir uma atmosfera de sustentabilidade e eficiência energética. O projeto leva assinatura de Edith Araújo, da Da Luz Iluminação, além de luminárias artesanais desenhadas pela arquiteta em parceria com o artesão Mestre Abias.
Para o mobiliário, a estante foi um desenho da arquiteta e executado pela metalúrgica Knai com prateleiras executadas pela Acord Móveis Planejados. O restante dos móveis também ressaltam nomes nacionais, como a poltrona Benjamim, de Sérgio Rodrigues, que acompanha as mesinhas laterais colibri, de Paulo Alves, e o banquinho Jacaré, da Marcenaria Olinda – que também assina a mesa giganta, as cadeiras Pina, e a mesa de centro em madeira maciça.
Essa é a segunda vez que a CASACOR Pernambuco recebe um espaço conjunto da AD Diper e do Sebrae/PE, totalmente dedicado ao artesanato do estado, em uma parceria que valoriza a inserção de peças artesanais na decoração. A seleção conta com nomes como J. Borges, Mano de Baé, Nicola, Neguinha, Cida entre outros.
Vale ressaltar que a Loja do Artesanato funciona junto à mostra, e oferece ainda um bate-papo, todas as quintas-feiras, até o dia 03 de novembro. As chamadas Quintas do Artesanato oferecem palestras, e aos sábados o espaço promove uma ação chamada “Demonstrações”, que contará com oficinas de artesanato com os artista expositores da loja.
Confira a programação das quintas e sábados da Loja de Artesanato:
Quintas do Artesanato
- 19/09 às 19h – Raul Córdula e J. Borges
- 26/09 às 19h – Ana Maria Pedroza e Luiz Benício
- 03/10 às 20h – Mestre Nado e Juliano Holanda
- 10/10 às 19h – Ana Andrade e Mestre Nena
- 17/10 às 19h – Ana Veloso, Mestra Cida e Mestra Neguinha
- 24/10 às 19h – Roberta Borsoi e Nicola
- 31/10 às 19h – Bete Paes / Fernando Ancil
Sábados com artesãos convidados
- 28/09 às 16h – Marcos de Sertânia
- 05/10 às 16h – Gegê Pedrosa
- 12/10 às 16h – Leidiane de Tracunhaém
- 19/10 às 16h – Mestre Abias
- 26/10 às 16h – Mestre Lourenço