O uso da madeira de demolição vem crescendo nos projetos arquitetônicos, por levar ainda mais beleza e naturalidade a ambientes internos e externos. Além disso, a madeira de demolição vem agregando novos valores a estética de casas, além da questão ecológica.
O que você encontrará neste post:
De onde vem a madeira de demolição?
Sua origem se deu através da demolição de vigas e assoalhos de antigas casas, galpões e edifícios ou até mesmo dos trilhos de trem, postes de madeira e móveis antigos.
O que dizem os arquitetos sobre o uso?
Conversamos com a arquiteta Isabella Nalon que explicou mais sobre o assunto e também deu dicas de como utilizar a madeira de demolição dentro de casa.
“A beleza dos veios e ranhuras, combinada com a antiguidade da madeira é um ponto bastante positivo em termos práticos, já que com o tempo ela deixa de ressecar, empenar e envergar. A madeira de demolição também se destaca pela resistência a cupins e intempéries. Ela se fortaleceu com o tempo”, explica a arquiteta Isabella Nalon.
Os tipos mais comuns de madeira de demolição
Em sua maioria, tratam-se de madeiras de lei como peroba, ipê, jacarandá, carvalho e angelim, sendo que a mais comercializada atualmente é a de peroba rosa, matéria-prima proveniente do sul do país.
O uso da madeira de demolição nos móveis:
- Mesas de jantar: Feitas de madeira de demolição, são de alta durabilidade e ainda aliam estilo e tradição. Além disso, permitem a utilização do móvel em diversos projetos de decoração;
- Mesa de Centro: Algumas, inclusive, possuem formatos de tronco, para incrementar ainda mais o cenário e deixá-lo impressionante. Use para expor revistas, livros, cinzeiros, esculturas, entre outros adereços;
- Estante / Aparador: Um vasto número de modelos de estantes e aparadores confeccionados são perfeitos para integrar ambientes rústicos, modernos e provençais.
- Bancos: Deixam o local mais aconchegante;
- Portas: A madeira de demolição possui ranhuras únicas, o que torna uma porta uma atração;
- Nichos/ Prateleiras: Os nichos de madeira de demolição são boas alternativas para compor um projeto decorativo discreto.
Ar mais rústico
A madeira de demolição vai muito bem em ambientes com uma proposta de decoração mais rústica, sendo comum encontrarmos peças como mesas de jantar, aparadores e cristaleiras.
Para não carregar o ambiente e trazer um toque mais leve, o recomendado é investir em contrastes de móveis e tecidos. Portanto, também é possível optar por uma decoração moderna com toques rústicos, ou uma decoração campesina, com toques modernos. “Manter a mesma proporção para ambos pode pesar o ambiente e até mesmo anular a presença de cada um dos estilos decorativos”, explica Isabella.
Onde usar ?
Na sala de jantar, em mesas, piso e paredes. Já na sala de estar, por exemplo, pode-se utilizá-la em um painel de TV mais charmoso, um aparador ou um banco. Em paredes, servem de moldura para espelhos e buffets.
Da mesma forma, além da sala, a madeira pode marcar presença na cozinha como revestimento de pias e balcões, contrastando com outras matérias primas como pedras de granito e mármore, garantindo uma personalidade única ao espaço, além de compor o piso de uma escada.
Atenção aos cuidados com a madeira:
- Portanto, é preciso ficar atento e realizar uma manutenção preventiva, limpando e verificando a qualidade das peças de tempos em tempos para não comprometer a durabilidade.
- Além disso, a limpeza é feita com máquinas de água de alta pressão. Depois disso, após estarem secas, as tábuas precisam ser aplainadas para ficarem com a mesma espessura.
- Umidade: aplicação de cera ou verniz.
Portanto, no nosso site, você pode conferir diversos outros conteúdos sobre madeira em ambientes.