Levando a arte popular para todo o Brasil, a Manupiá comemorou este ano cinco anos de trabalho. A loja que começou em 2017, pelas arquitetas que são mãe e filha, Adriana e Marina Albuquerque surgiu da ideia de fazer uma curadoria especial para impulsionar o mercado de arte popular, fazendo com que os artesãos ganhem cada vez mais espaço no mercado. O nome Manupiá foi criado pelas fundadoras da marca que uniram duas palavras indígenas: manu (mãos) e piá ( menino mestiço).
“A importância de elevar a arte popular para a casa das pessoas representa um sonho com muitos desafios. Gratas em desmistificar o uso do artesanato na decoração contemporânea, mesmo que a passos de formiguinha. Acreditamos muito na importância dos arquitetos e arquitetas na promoção dessa desmistificação, possibilitando que cada vez mais a arte popular possa ser inserida num mesmo ambiente junto com a arte erudita, em total harmonia”, disseram as fundadoras.
É cada vez mais importante e necessário levar a arte popular para o conhecimento das pessoas. As fundadoras da Manupiá falam sobre como analisam essa necessidade. “Enxergamos a cultura de modo geral como meio de evoluir o intelecto e a alma. Através da contemplação e consumo da arte popular, as pessoas enxergam sua identidade histórica e o universo do outro, além de possibilitar que vários artesãos sobrevivam exclusivamente da sua arte, proporcionando a melhoria de vida de suas famílias e de suas comunidades”.
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O que destacar nestes 5 anos de Manupiá?
“Destacamos o ano de 2020, a partir do início da pandemia. Como todo o comércio, ficamos aflitas e em choque com a nova realidade que restringia tanto nosso dia a dia, já que até então, nossa loja física era mais movimentada que o e-commerce. Para nossa surpresa, as pessoas começaram a criar uma relação tão forte com suas casas, que viraram verdadeiros ninhos de segurança, e tiveram no comércio digital um suporte para decorá-las. Nosso e-commerce alavancou e ali começamos a ver o grande sonho acontecer: levar a alma brasileira para todo o Brasil”.
Conheça a Manupiá
Como funciona a seleção de peças para a Manupiá ?
“Fazemos curadoria em todo o Brasil, mas acaba que Pernambuco tem uma representatividade grande na Manupiá, já que o acesso aos artistas é bem mais simples. A escolha é relativamente simples e bem intuitiva. No início de tudo, saímos pelo interior de Pernambuco, para conhecer os artesãos, um pouco da sua história e do seu lugar. Com o tempo fomos alargando as fronteiras em direção ao Ceará, à Paraíba, à Bahia, à Alagoas, tanto pessoalmente como através de pesquisas na internet, que também nos levou a outras regiões do Brasil. Além disso, a presença em eventos de arte e feiras como a Fenearte nos aproximaram de vários novos parceiros. Periodicamente, vamos visitar cidades que têm forte relação com o trabalho manual. A beleza do processo é ver nosso próprio olhar sendo construído na riqueza das histórias e sabedorias por trás das peças”.
Metas para 2023 da Manupiá
“Nossas metas para 2023 são implantar a logística internacional (hoje já entregamos para Américas e alguns países europeus, mas ainda com muitos desafios) e continuar facilitando as entregas pelo Brasil”, revelaram.
O que as arquitetas esperam para a loja nos próximos 5 anos?
“Esperamos nos consolidar cada vez mais no mercado e conhecer o trabalho de artistas incríveis que ainda não tiveram oportunidade e ferramentas para divulgar seu trabalho”, planejam.
No nosso site, você também pode conferir outros espaços que destacam a arte popular brasileira.