Artigo por Por Paulo Maccedo*
Existem dois grandes setores quando falamos de marketing: o mercado B2B, que consiste em vendas feitas de empresa para empresas, e o mercado B2C que é formado por vendas feitas de empresas para o consumidor final. Com o advento da internet, precursores americanos começaram a adaptar o marketing de resposta direta para o meio on-line. Passaram a comercializar produtos diretamente para o consumidor final, com o objetivo de aproveitar a facilidade que o B2C proporciona: jornada de vendas mais curtas e simples, geralmente com produtos de baixo a médio ticket.
Esse processo deu origem ao que conhecemos essencialmente como Internet Marketing, que se refere às estratégias usadas para comercializar, sem intermediários, um produto ou serviço on-line. Com características peculiares, Internet Marketing se diferencia do Marketing Digital, que é mais abrangente e forte no setor B2B, mercado que apresenta jornadas de vendas mais longas e mais complexas geralmente com produtos de médio e alto ticket.
Já no setor B2C, quando as pessoas sentem a necessidade ou desejo de obter um produto, basta um estímulo – como uma promoção – para que tomem a ação da compra de forma mais imediata. Para ajudar com isso, entra em cena o Copywriting, que sempre se fez presente no mercado B2C off-line e que, tempos depois, também passou a ser usado na internet com força e eficácia.
Um mundo de possibilidades
Isso explica por que os primeiros materiais de copywriting criados após o surgimento da internet focaram nesse tipo de marketing, ou seja, o B2C. Aliás, isso tornou comum a associação do copy com Internet Marketing.
No entanto, existe um universo de ensinamentos que podem ser explorados por um copywriter no mercado B2B. Ter ciência disso é abrir-se para um mundo de possibilidades financeiras que poucos profissionais estão enxergando.
*Paulo Maccedo é analista de marketing, escritor best-seller, copywriter de resposta direta e autor do que é considerado o livro sobre copywriting mais completo em português.
Para conhecimento: O Copywriting é uma forma de escrita mais persuasiva para influenciar o público-alvo.
*Crédito da foto em destaque: Rawpixel/Shutterstock.