O metaverso estará presente em todas as áreas. Na arquitetura não poderia ser diferente. Em um futuro próximo, a expectativa é que existam cada vez mais casas, condomínios e outros ambientes virtuais, projetados é claro, por arquitetos. Além de claro, a criação de espaços onde serão vendidos os equipamentos que irão dar acesso ao ambiente virtual do metaverso. Preparamos um conteúdo para você entender mais sobre o assunto. Confira!
O que você encontrará neste post:
O que é o metaverso?
O metatarso é um ambiente digital, que funciona como extensão da realidade física. Nele são utilizadas tecnologias de realidade virtual para proporcionar uma total imersão do usuário. Esse foi um termo criado pelo autor Neal Stephenson no romance de ficção científica Snowcrash, de 1992.
Como acessar o metaverso?
Através de acessórios como óculos que são conectados a computadores ou smartphones. Mas acredite, já existem estudos para o desenvolvimento de implantes no cérebro para que o uso de equipamentos possam ser deixados de lado.
O que deve ser criado pela arquitetura no metaverso?
- Simulação de cidades;
- Exposições virtuais;
- Móveis virtuais e diversos outros itens de decoração e design;
- Fornecimento de produtos e serviços digitais em todo o mundo.
Metaverso na iluminação
A Expolux, referência em iluminação na América Latina segue discutindo tendências e inovações que devem impactar o setor nos próximos anos. Desta vez, o evento consultou Marcelo Rodino, especialista em digital experience para entender as possibilidades de aplicação do metaverso na indústria de iluminação. Confira!
Simulação virtual-De acordo com o profissional, uma das possibilidades de aplicação do metaverso na iluminação é a criação de um espaço imersivo e gamificado, com acesso nos sites das empresas, para simulações de luminosidade em diferentes locais.
Apresentação de Projetos-Outra facilidade é a utilização como uma ferramenta para apresentação dos projetos de design de interiores com sugestões de iluminação, proporcionando uma experiência diferente, que se assemelha em muitos aspectos à ambientação do local. “Os designers e lighting designers, podem receber seus clientes e apresentar suas criações tanto em termos visuais quanto em funcionalidade, por meio de avatares, possibilitando a interação e a comunicação no ambiente virtual decorado”, explica Rodino.
Seleção e teste de produtos-Além da possibilidade de conferir como a iluminação ficará em determinado espaço, a tecnologia permite identificar os detalhes a serem corrigidos e os produtos que mais atendem às expectativas, permitindo antecipar a configuração final do projeto antes mesmo de ele ser concretizado em ambiente real.
Metaverso é a aposta da Roca Brasil Cerâmica
Primeira do setor a se aventurar no Metaverso, a Roca Brasil Cerâmica realizou a sua Avant Première em uma plataforma exclusiva e imersiva, que permite a criação de avatares e interação virtual para as atividades e rodadas de negócio.
“Como resposta para esse período pandêmico que seguimos atravessando, construímos uma plataforma exclusiva e personalizada, capaz de abrigar mais de 3 mil pessoas, simultaneamente, para a realização de nossa Avant Première, em um evento disruptivo e imersivo”, afirma Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerâmica.
Mercado de construção civil e o Metaverso
Metaverso se mostra como o futuro e promessa para o setor – estima-se que o metaverso industrial deve arrecadar mais de US$ 540 bilhões, de acordo com informações reveladas pela empresa de análise TrendForce.
“Com nosso DNA pioneiro, demos o primeiro passo no setor da construção civil. Tivemos uma boa experiência em 2021, quando fomos para o digital e formato híbrido. Agora, a ideia é surpreender e proporcionar uma experiência divertida, mostrando a preocupação da marca com inovação”, afirma Christie e complementa. “Realizamos um investimento significativo no Metaverso, respondendo ao momento em que passamos com uma solução inteligente e pioneira. Além de disruptiva, a iniciativa nos agregou benefícios e se denota como o futuro dos negócios e eventos”, destaca Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerâmica.