Minimalismo e interação com a natureza são as inspirações da Cabana Haut, projetada pelas arquitetas Eduarda Jungmann, Camila Horta e Isis Almeida, da We Arquitetos, na CASACOR PE 2018. O ponto de partida do projeto foram as duas mangueiras existentes no terreno e a arquitetura sensorial, o morar sem excessos, onde a tecnologia está presente para gerar conforto.
As arquitetas lançaram mão de linhas simples, utilizando os conceitos da experiência Haut. “Usamos a arquitetura escandinava como inspiração e apostamos na decoração aconchegante, com peças de designers brasileiros imprimindo sofisticação”, explica Eduarda. “Conforto, praticidade e conexão com o exterior como tendência para o morar contemporâneo, ponto convergente da nossa parceria com a Haut”, completa Camila.
A madeira é a protagonista do espaço e vem em superfícies grandes, no piso, nas paredes e no forro, proporcionando a sensação de amplitude e mantendo o espaço clean. A construção de linhas retas é internamente envelopada em revestimento laminado de madeira, com abertura central no teto (em vidro transparente) para interação com a natureza e uso da luz. Já a iluminação artificial é tratada com a mesma importância, para ajudar a manter o ambiente aconchegante durante a noite. “Trabalhamos duas escalas de altura do pé direito, uma com vidro na sala que permite ver a mangueira que faz sombra natural à cabana, e outra mais aconchegante no quarto”, explicam.
O projeto investe na modernidade e na tendência minimalista também na ambientação. A decoração do espaço de 50m² com sala/cozinha, suíte, banheiro e solarium buscou valorizar a forma natural dos materiais, contando com elementos têxteis, como o algodão e o linho, e com bancadas em pedra com acabamento natural. Por fim, uma fusão de quadros, obras de arte, livros, jogos de cerâmicas e peças antigas deram um toque de personalidade e transformaram o local em um verdadeiro refúgio.” Acreditamos que o design de interiores deve resgatar a essência da moradia, sem excessos mas com alma e personalidade”, defende Ísis.
O que você encontrará neste post:
Acolhedor e contemporâneo
As arquitetas Marina Machado e Kareny Melo, do Studio M2, assinam o Closet e o Banheiro do Casal. O projeto traz um ambiente acolhedor e contemporâneo. Aço, mármore e madeira se sobressaem, aliados a uma iluminação mais quente, ajustada por meio de automação e que confere mais conforto.
“Buscamos uma pegada clássica e moderna, utilizando estrutura de aço e espelhos, tendo o mármore como ponto alto. Na paleta de cores, apostamos nos tons neutros, principalmente no bege. No entanto, elementos como madeira e cimento queimado também se destacam”, explica Mariana.
A contemporaneidade do espaço se traduz no uso de estruturas como o aço – que em contraponto com o mármore a madeira – confere leveza, equilibrando beleza, conforto e funcionalidade. “Queríamos propor uma experiência. Atualmente as pessoas não procuram mais um produto, elas querem experimenta, vivenciar. Nossa proposta no Closet-Banheiro é aguçar os sentidos. No banheiro, por exemplo, propomos levar um SPA para dentro da casa”, diz Kareny.
Elas também apostaram no shower plants. Em uma área do banheiro, próximo à banheira, foi erguida uma parede de musgo e, junto à penteadeira, um verdadeiro jardim de orquídeas.
Um novo olhar
O ordinário que se torna algo notável. Esse foi o ponto de partida na concepção do projeto da Sala de Jantar Hulha, do arquiteto Rodrigo Fagá. É a primeira vez do alagoano na CASACOR PE e ele trouxe um olhar diferente sobre o ambiente e sobre os materiais usados na composição.
Rodrigo tomou partido, além do minimalismo, do intimismo, trazendo um lugar de reflexão e desfrute da arte. O próprio espaço torna-se um objeto artístico quando se pensa no cuidado que Rodrigo teve ao trabalhar a madeira que reveste a parede, dando um banho de negro fosco sobre ela, através da carbonização do pinus. Ou quando se vê sobre a mesa um verdadeiro banquete de arte, como ele mesmo faz questão de ressaltar, com peças do Véio, de Ramon, ao lado de cabaças e outros objetos adquiridos no Mercado de São José e também carbonizados.
“É com muito respeito que eu apresento esse trabalho. Quis trazer um novo olhar ao originalmente simples”, reforça.
Aconchego
Um lugar intimista que convida as pessoas a conversar, degustar e apreciar o restaurante a uma luz baixa e aconchegante. Esse é o restaurante dos arquitetos Thiago Valença, Renata Paraíso e Manuela Pires. O espaço, que também aposta no minimalismo, traz o concreto bruto, o aço e uma paleta escura contrastando com tons de ouro velho, trazendo elegância nos pequenos detalhes.
O amplo pé direito faz o salão respirar e se comunicar com o deck exterior, que com uma frondosa mangueira oferece sombra perfeita, protegendo o edifício e fazendo uma composição ideal de natureza e arquitetura.
CASACOR PE
Av. 17 de Agosto, 1112, Casa Forte
De 21.09 a 4.11/2018
Terça a sexta – 16h às 22h
Sábados – das 13h às 22h
Domingos e feriados – das 13h às 21h
Leia também:
CASACOR PE: arquitetura, design e verde
A tecnologia a serviço da arquitetura na CASACOR Pernambuco