Um galpão com quase 200 anos que, em sua criação, era o local onde ficavam os animais foi transformado dois séculos depois com base na arquitetura contemporânea e sofisticação. As arquitetas Bruna Parise Federhen e Gabriela Wietholder, da Garbo Arquitetura, transformaram o local em um ambiente acolhedor, elegante, mas sem perder sua essência rústica.
“A ideia era oferecer um espaço para reunir a família e os amigos preservando as marcas históricas do local. Para isso, mantivemos todas as paredes originais, sem intervenção”, explica a arquiteta Bruna.
Arquitetura contemporânea e referenciais do projeto
Um dos referenciais do projeto é o porcelanato Villagres da Linha Copan, o qual, com sua sofisticação aliada a um estilo rústico e requintado, adequou-se perfeitamente à proposta de revitalização. Importante destacar que o produto não está em sua forma natural. Os formatos originais dessa linha são 108×108 ou 92×92, porém, para atender a este projeto as peças foram cortadas em formatos orgânicos. O Copan foi utilizado em todo o espaço de convivência social do galpão.
“A tonalidade do porcelanato e suas formas irregulares se encaixaram perfeitamente ao nosso propósito. Em todo o projeto, buscamos evidenciar as formas orgânicas e a funcionalidade dos espaços, proporcionando aconchego e uma experiência diferenciada aos seus ocupantes”, ressalta a arquiteta Gabriela.