Iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Associação Brasileira de Indústria de Móveis deve gerar US$ 3,5 milhões em negócios. Indústrias e designers brasileiros serão inseridos em circuito mundialmente valorizado
No mundo todo, a arte e o design brasileiros são valorizados por sua técnica, qualidade e sustentabilidade. No setor de móveis, não é diferente: o Brasil é o 6º maior produtor e 28º maior exportador do setor. Para fortalecer ainda mais o segmento e impulsionar suas vendas internacionais, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) vai levar 42 empresas ao Fuorisalone (Semana de Design de Milão), na Itália, entre os dias 6 e 12 de junho.
Semana de Design de Milão
O evento consiste em uma série de eventos que ocorrem em diferentes bairros e pontos turísticos na cidade mais cosmopolita da Itália e chamada por muitos de capital da moda e do design. Foi criado em 1998 para ser uma programação paralela ao Salão do Móvel, mas fora do salão, ocupando os espaços da cidade. O foco da ApexBrasil é levar as empresas para exporem algumas de suas peças selecionadas, com assinaturas de designers e altos padrões de sofisticação e sustentabilidade.
A expectativa da Agência é que a missão gere US$ 3,5 milhões nos 12 meses seguintes em negócios para o setor moveleiro. O número é estimado com base nas edições anteriores em que promoveu a participação brasileira, como em 2019, em que, com a participação de 36 empresas, US$ 765 mil foram gerados durante o evento e US$ 2,7 milhões foram gerados nos 12 meses seguintes com base nos negócios realizados nos dias de programação.
Uma das ações da instituição é a organização da mostra Poesia do Cotidiano, do curador e crítico especializado Bruno Simões. Ao todo, foram selecionadas 52 peças desenhadas por designers autorais para 42 empresas nacionais.
“A mostra apresenta o Brasil como um país rico em diversidade e riquezas não só naturais, mas também culturais, o que se reflete na qualidade de tudo o que fazemos, inclusive na indústria criativa. O Fuorisalone é uma ocasião ímpar para valorizar peças de móveis com alto valor agregado, exibir nossas tendências e técnicas, e, assim, diversificar a pauta exportadora da nossa balança comercial, fortalecer a imagem de nosso país e, claro, valorizar o trabalho autoral dos designers nacionais”, destaca o Diretor de Negócios da ApexBrasil, Lucas Fiuza.
Peças autorais
A Corbelli Indústria de Móveis, que tem sede na cidade mineira de Ubá, será uma das participantes. Fundada em 1994, a empresa destacou-se por muitos anos com produção de móveis sob medida para banheiros e cozinhas, até que em 2020 os gestores elaboraram a estratégia de um novo posicionamento de marca, adentrando também na linha de peças autorais assinadas por designers. Como explica a diretora Vanessa Corbelli, essa é a primeira vez que participarão da Semana do Design de Milão e a peça escolhida foi cadeira Baru.
“A peça faz referência à flora do cerrado brasileiro, com uma nova expressão. Sua estrutura contínua e longilínea, que vai do encosto até a base, se destaca pelo aspecto gráfico, uma alusão às arvores tortuosas do cerrado, numa forma de releitura. Estamos muitos animados com a oportunidade. Ainda não exportamos e acreditamos muito que o Fuorisalone dará início a um processo de abertura de vendas ao exterior, porque poderemos contatar futuros parceiros que irão nos abrir portas em diferentes locais”, diz Vanessa.
Brasilidade em exposição
Também no Fuorisalone, empreendimentos nacionais participarão da exposição “Design Transforma Milão”, entre 6 e 12 de junho de 2022, organizada pela ABIMÓVEL. Sob curadoria do escritório Moreira do Valle, o evento reunirá o resultado de um rico trabalho realizado entre 12 renomados designers brasileiros e 21 indústrias de móveis, que atuaram de forma conjunta no período da pandemia para o desenvolvimento de produtos e coleções assinadas, unindo o industrial e o feito à mão, acompanhando, para tal, as principais tendências mundiais e conectando-as à chamada “brasilidade”.
Além disso, a associação organiza uma mostra dentro do Salão do Móvel, por meio do projeto setorial, Brazilan Furniture, com ênfase em sustentabilidade, que levará o título de “Projetar para o nosso futuro” e para qual todas as marcas foram convidadas a pensar nos estandes com critérios sustentáveis. Paralelamente à mostra no ISaloni, o projeto também promoverá o “Design Transforma”, onde serão apresentas peças transformadas e criadas pelo trabalho em conjunto das indústrias e designers participantes do programa “Design Integrado à Indústria”.
Vale ressaltar que, é a primeira vez que uma empresa brasileira (a Ornare) é selecionada para expor na EuroCucina. Focada em todas as novidades que envolvem as cozinhas, a exposição bienal da EuroCucina é uma das mais disputadas da Semana de Design de Milão e principal referência mundial do setor.
Indústria brasileira de móveis
Atualmente, há 18,5 mil empresas do setor de móveis no país, que produzem 431,6 milhões de peças e geram 273,3 mil empregos diretos e indiretos, e investimentos que ultrapassaram R$ 2,16 milhões no ano passado. O Brasil é o 6º maior produtor mundial de móveis. O país produz o equivalente a US$13,8 milhões.
A indústria moveleira está presente em todas as regiões do País, mas com grande concentração no Sul e no Sudeste, com as empresas e os empregos estando distribuídos em 11 polos produtores localizados nestas regiões. Do total de peças produzidas, 3,9% são destinadas à exportação.
Em 2021, segundo o ComexStat, as exportações brasileiras de móveis e suas partes atingiram a cifra recorde de US$ 1,04 bilhão, representando 0,7% das exportações da indústria de transformação brasileira. O Brasil é atualmente o 28º maior exportador e o 56º maior importador, o que equivale a US$ 205 milhões. Os principais destinos são Estados Unidos (39,9%), Reino Unido (8,6%), Uruguai (7,4%) e Chile (6,6%).
O foco na consolidação internacional do setor já vem sendo trabalhado pela ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil no escopo do Projeto Brazilian Furniture. Atualmente, o projeto atende mais de 130 empresas com ações que envolvem estudos de mercado, informações de inteligência comercial e competitiva, projetos compradores em que as instituições viabilizam contato direto dos empresários com compradores internacionais e missões no exterior, como participação em eventos.
Para mais informações sobre o Projeto Brazilian Furniture acesse: www.brazilianfurniture.org.br ou entre em contato pelos e-mails: executiva@abimovel.com e projeto@brazilianfurniture.org.br.
ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e de Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira. Também já atendeu mais de 1.300 investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil.
O portfólio de serviços da agência vai desde a preparação de inteligência de dados de mercado para conectar o investidor a autoridades de alto nível, oferecendo soluções para diversos setores da economia. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores e entidades de classe.