O Parque de Esculturas Francisco Brennand foi reaberto ao público após passar por uma grande requalificação. O acervo conta com cerca de 100 peças do mestre Francisco Brennand. O local ganhou novo píer, banheiros, bicicletário e bancos, além de melhorias na estrutura física e restauro das peças de arte.
O que você encontrará neste post:
A área do Parque de Esculturas Francisco Brennand
Com uma área total de 2,6 mil m², distribuídos linearmente em 500 metros, o Parque de Esculturas é um importante atrativo turístico da capital pernambucana. Além de contar com banheiros, bancos, bicicletários, o local também terá guaritas de segurança com vigilância 24 horas, monitoramento por câmeras de segurança, bem como uma sede administrativa e iluminação cênica para ressaltar a beleza das esculturas e do local à noite.
O restauro das peças do Parque de Esculturas Francisco Brennand
A requalificação e restauro de todas as obras que integram originalmente o Parque de Escultura foi realizada pelo também artista plástico e coautor do Parque, Jobson Figueiredo. A de maior destaque é a Coluna de Cristal, com 32 metros de altura, cujas flores são confeccionadas em bronze. As outras são ovos, pelicanos, atobás, totens e a icônica serpente marinha de 22 metros.
O Instituto Oficina Francisco Brennand também fez parte deste processo. “O restauro teve participação ativa de nossa equipe na orientação da reforma e tratamento do acervo, devolvendo o que foi tirado da cidade em um novo tipo de gestão engajada com o zelo neste espaço fundamental para a cultura e turismo da capital. Queremos que o Parque esteja ainda mais conectado com a Oficina Francisco Brennand, permitindo que o turista e o recifense conheçam a relação entre os equipamentos, fortalecendo o circuito que leva do Marco Zero ao nosso museu, na Várzea”, comemora Marcos Baptista, presidente da Oficina Francisco Brennand.
Para a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, o Parque de Esculturas tem grande relevância cultural e histórica, além de manter conexão direta com o Marco Zero e o Centro. “Estamos muito felizes com a reabertura desse equipamento que é o cartão postal da nossa cidade. Com essa reestruturação, faremos a gestão do Parque e o controle de acesso gratuito, oferecendo visitas guiadas com monitores bilíngues e suporte com um centro administrativo no local. É muito importante para ativação do centro e ao mesmo tempo para prestarmos uma homenagem a este grande artista que foi Francisco Brennand”, afirma.
Funcionamento do Parque das Esculturas Francisco Brennand
O parque funcionará de terça a sexta, das 10h às 17h, e sábado e domingo das 9h às 18h, com acesso gratuito. A chegada ao local deve ser feita, preferencialmente, pelo rio Capibaribe, através de catamarã ou pelo serviço de barqueiros que realizam a travessia do Marco Zero até o espaço.
No nosso site, você pode conferir um conteúdo completo sobre a Oficina Brennand, o lugar mágico criado por Francisco Brennand. Por aqui também você consegue conferir a reabertura dos Salões de Esculturas que ficam localizados na Várzea .