O sonho de muita gente é ter uma piscina em casa. Mas será que ter um espaço como este em casa é de fácil manutenção ? Fomos em busca de dicas e de informações sobre o assunto, para você ficar por dentro de tudo relativo a ter uma piscina em casa.
Conversamos com o arquiteto Leandro Rhiaff, que nos conta agora o que está em alta no mercado, além dos modelos de piscina mais procurados na atualidade: “Piscinas com bordas infinitas, que tenham hidromassagem em partes mais rasas são a tendência. As de formato orgânico ainda fazem sucesso, mas as piscinas retangulares, com raia para nadar são as mais pedidas”.
O que é aconselhável para ter uma piscina em casa?
“Portanto, é aconselhável que verifique se o projeto estrutural do edifício prevê a possibilidade de se instalar uma piscina e qual o volume máximo e peso suportado pela estrutura. Nunca se deve instalar piscina em cobertura sem o aval de um arquiteto ou engenheiro. Fora isso, a execução da piscina por mão de obra qualificada vai levar em consideração a impermeabilização impecável que evitará problemas de infiltração no futuro”,explica Rhiaff.
Tempo de planejamento, estrutura, iluminação, devem ser levados em consideração.
Os principais tipos de piscinas no mercado
“A “borda infinita” está em alta e permeia o sonho de muitos brasileiros. Quem não quer um clique Instagramável no feed?”, fala o arquiteto. Sobre valores, o arquiteto prevê um aumento de até 10% no valor total do orçamento. “Tecnicamente, a borda infinita precisa de um sistema adicional de escoamento, filtragem e retorno da água. Esse sistema pode encarecer a piscina em até 10% em relação a uma piscina comum, mas o resultado é extraordinário”. conta o arquiteto.
Quanto custa?
Ainda falando sobre os gastos, Leandro Rhiaff não titubeia e avalia um preço médio para um projeto bem-feito. “Considerando os custos de escavação, estrutura, sistema de filtragem, bombeamento e revestimentos, uma boa base de cálculo seria entre R$ 3.000,00 e R$ 3.500,00 por m² de piscina”, detalha.
Sobre os revestimentos necessários para se ter uma piscina em casa
“Os revestimentos em pedras naturais que criam um mosaico natural entre o bege, o verde e o turquesa estão super em alta”, certifica Leandro Rhiaff que também traz outro pedido que tem aparecido bastante para a pauta: as piscinas em coberturas de prédio.
Confira 10 dicas antes de ter uma piscina:
O arquiteto Leandro Rhiaff nos listou 10 dicas para que você fique atento ao decidir se deve ou não ter uma piscina em casa. Anote!
- Levar em consideração o custo de manutenção mensal da piscina;
- Considerar o melhor local aquele com maior incidência de luz solar pelo maior período do dia;
- Evitar o plantio de árvores de copas muito abrangentes e de raízes muito profundas num raio de 5 metros em volta da piscina;
- Além disso, deve-se levar em consideração a quantidade estimada de pessoas que utilizarão a piscina num dia de encontro especial. Uma pessoa por cada 0,80 m² é um bom cálculo;
- No entanto, deve-se evitar os revestimentos muito porosos, impróprios para aplicação submersa;
- Depois disso, é essencial optar por revestimento de menor formato para piscina em formato orgânico, devido à facilidade de revestir curvas;
- Acima de tudo, lembre-se que as piscinas devem contar com uma decoração em seu entorno;
- No entanto, uma piscina digna de revista precisa de iluminação submersa;
- Portanto, havendo a possibilidade no terreno ou construção, a piscina elevada ao invés da piscina enterrada será uma ótima opção, mais exposta à luz solar e com a facilidade de manutenção;
- A chamada piscina no estilo “prainha”, com uma profundidade menor em áreas específicas, confortável para a curtição da família, é uma tendência entre as celebridades e deve-se levar em consideração as dimensões desse platô para que caibam espreguiçadeiras. O ideal são pelo menos 2 metros de comprimento.